Mato Grosso avança na implementação do desenvolvimento territorial sustentável através de Pactos regionais

O modelo de Pactos regionais para promoção do desenvolvimento territorial sustentável tem se consolidado em Mato Grosso com sucesso. A proposta, vista como uma regionalização da Estratégia Estadual PCI (Produzir, Conservar e Inlcuir), apoiada pela IDH, ganha força ao demonstrar resultados concretos conseguindo, dessa forma, atrair novos parceiros.

Um exemplo de que essa estratégia está sendo bem-sucedida foi a adesão formal de uma nova empresa ao Pacto PCI de Sorriso, durante reunião dos membros, realizada no dia 20 maio: a FS Bio Energia. David Grilo, representante da companhia, endossou a importância das metas PCI, reforçando o interesse da empresa em contribuir. “A FS Bioenergia está totalmente empenhada em colaborar da melhor maneira possível. Consideramos de extrema importância a parceria firmada, pois irá propiciar o desenvolvimento tanto da empresa quanto do agro e da sustentabilidade da região”, disse Grilo. A FS Bio Energia integra a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), uma das organizações fundadoras e membro do Conselho do Instituto PCI.

O Pacto Regional PCI de Sorriso foi criado em abril de 2019, quando 25 representantes dos setores público, privado, sociedade civil e produtores assinaram o Memorando de Entendimento. Um ano depois, em março de 2020, o Pacto recebeu seu primeiro investimento direto, através do Programa Cultivando Vida Sustentável, uma parceria da IDH com o Clube Amigos da Terra (CAT), com investimento previsto de 660 mil euros em recursos da IDH e 780 mil euros como contrapartida em treinamentos e investimentos da iniciativa privada (CAT e produtores locais) até o final de 2021.

Barra do Garças

Os membros do Pacto PCI de Barra do Garças também se reuniram, no dia 12 de maio, para discutir e deliberar diversos assuntos, entre eles, a estruturação do modelo de governaça. Também foram feitas atualizações sobre os quatro projetos elaborados a partir de recursos da IDH, administrados pela TNC, para acessar recursos do Programa REM-MT, através do edital lançado pelo Funbio.

Sobre a iniciativa, o coordenador do Instituto Flor de Ibez, Simon Paz, comentou que sem o Pacto, os processos não aconteceriam e seriam mais lentos. “Vemos o resultado positivo no sentido de alavancar possibilidades que estavam embrionárias ou soterradas pelas dificuldades atuais. Então essa iniciativa é muito importante no sentido de despertar os participantes, atraí-los e motivá-los para a efetivação as metas”. O Instituto foi proponente de um dos projetos, direcionado para comunidades indígenas.

O Pacto Regional PCI de Barra do Garças foi criado em junho de 2019 e, apenas seis meses despois, foi publicada a Lei Municipal nº 4.156 que formalizou a criação do Programa, do Conselho e do Fundo PCI, estruturas que possibilitem o recebimento e a gestão de investimentos num modelo de visão de longo prazo.

Vale do Juruena

Ainda durante o mês de maio, no dia 28, aconteceu a reunião do Pacto Regional PCI Vale do Juruena na qual, além das questões internas, os participantes puderam se atualizar sobre a Estratégia PCI em âmbito estadual, conhecer iniciativas em implementação na região, como programa REM-MT, em parceria com a Empaer, e o programa Terra a Limpo, que contribuem para as metas do Pacto PCI Regional e estabelcem relação direta com metas da Estratégia PCI em nível estadual.

O Vale do Juruena foi a primeira região a assinar um Memorando de Entendimento para a cosntrução de Pacto Regional da IDH em Mato Grosso, em maio de 2018. Como resultado de investimento, no ano seguinte foram inciadas as atividades do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, coordenado pela IDH, com recursos do Grupo e da Fundação Carrefour na ordem de 3,5 milhões de euros até o final de 2021.

“Mato Grosso é um ambiente que oferece inúmeras oportunidades para nossa forma de trabalho, que busca causar impactos em escala, com envolvimento de diferentes atores sociais, mercados consumidores, produtores, empresas e governos. Ver esses resultados acontecendo na prática nos motiva ainda mais”, afirma a diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo.

Todas as reuniões foram realizadas de forma virtual, cumprindo os protocolos de segurança preconizados pela Organização Mundial de Saúde, em relação à pandemia da Covid-19.