Membros dos Pactos Regionais PCI avaliam e discutem aprendizados e resultados no processo de implementação

O processo de compartilhamento de aprendizados na construção de Pactos Regionais é uma etapa importante para entendermos o caminho que foi e está sendo construído, dessa forma podemos nos aperfeiçoar, e possibilitamos eventuais ajustes durante o percurso. Foi com esse entendimento que a IDH realizou durante o mês de junho pesquisa e reuniões com os membros dos três Pactos PCI Regionais em execução no estado de Mato Grosso: em Barra do Garças, Sorriso e Vale do Juruena.

A primeira etapa desse processo foi a realização de uma pesquisa via formulário online, para a qual 110 pessoas diretamente ligadas aos Pactos foram convidadas a responder, para coletar informações sobre expectativas, desafios, resultados e oportunidades identificadas pelos participantes em relação ao próprio setor/grupo e, também, em relação ao processo de construção dos Pactos.

Em um segundo momento, as informações coletadas foram sistematizadas e apresentadas em reuniões online com os membros de cada Pacto, nas quais os participantes puderam conhecer e debater os principais resultados, contribuindo com novas informações, exemplos e interpretações.

“Um dos pontos que chamou bastante a atenção foi a sinergia nos entendimentos sobre a proposta do Pacto, seu objetivo e o potencial para gerar resultados que a proposta traz. Nós consideramos muito importantes esses momentos”, ressalta Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.

Outro ponto que permeou praticamente todos os eixos, foi o entendimento de que a comunicação, seja interna com os membros do pacto, seja externa, com a sociedade em geral, investidores e empresas, é fundamental para garantir o bom desempenho das ações, sucesso das iniciativas e a geração de oportunidades.

Na avaliação da especialista em Conservação da TNC Brasil, Raimunda Mello, “foi muito bom ver todo esse trabalho coletivo refletido nas respostas, pois valoriza as instituições envolvidas no processo. Muita coisa aconteceu e muitos resultados foram alcançados em tão pouco tempo. É importante ver isso colocado desta forma”. A TNC é a organização que coordena a as ações de implementação do Pacto PCI de Barra do Garças.

Do Pacto PCI de Sorriso, o consultor externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, ressaltou o reconhecimento de produtores e indústrias como parte dos resultados nesse processo. “Achei bem interessante o fato de ter aparecido a parte de valorização e reconhecimento, visando uma melhor comercialização, a agregação de valor dos produtos por serem produzidos dentro de toda essa estrutura de governança”.

Na reunião do Pacto PCI Vale do Juruena, a interação entre os diversos projetos e ações em execução e a necessidade de manter a atenção às questões de conservação e inclusão foram os destaques mais comentados. “Uma sugestão é que dentro das cadeias produtivas a gente sempre mantenha o olhar da inclusão e da conservação”, pontuou Saulo Magnani Thomas, da ONF-Brasil.

As informações coletadas durante esta etapa de aprendizado subsidiarão os próximos passos dos Pactos Regionais podendo desencadear um plano de ação que contribua com o processo de implementação das metas e auxiliem na estruturação e fortalecimento de ações voltadas à governança, monitoramento e investimentos.