O ano para consolidar a Estratégia PCI

Neste ano, a PCI – Produzir, Conservar e Incluir tem como foco a institucionalização da Estratégia, implementação do seu roadmap e aumento dos investimentos internacionais, trabalhando cada vez mais a conexão com o mercado, investidores e financiadores.

A institucionalização da PCI tem o intuito de dotar o estado do Mato Grosso de um mecanismo capaz de captar e gerir recursos financeiros destinados às ações prioritárias para o alcance das metas da Estratégia. Para acelerar a implementação do roadmap, a PCI está buscando integrar as ações das Secretarias de Estado e as diferentes políticas e programas existentes no MT.

Por fim, a conexão com mercado, investidores e financiadores será feita dando transparência à Estratégia através do monitoramento e de uma comunicação eficiente.

“No primeiro semestre, vamos lançar a plataforma de monitoramento das metas da PCI e estamos revendo nosso plano de comunicação para 2018. Em parceria com o TFA – Tropical Forest Alliance estamos montando um portfólio de oportunidades de investimento e engajamento em projetos e iniciativas no Estado, que será apresentado a investidores durante o Implementation Dialogue, que acontece em março, em São Paulo. Também integraremos a PCI com a iniciativa do Circuito PMS (Programa Municípios Sustentáveis) e os Pactos Regionais que a IDH está criando em municípios estratégicos”, afirma o diretor-executivo da PCI, Fernando Sampaio.

Pactos Regionais

A IDH avança na definição de pactos regionais com municípios do Mato Grosso e do Pará para estabelecer objetivos e metas para implementação da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir em locais estratégicos; e possibilitar a captação de recursos para o desenvolvimento das regiões, estimulando a redução do desmatamento e apoiando as cadeias da agricultura familiar.

Atualmente, a IDH conduz a implementação de pactos no Mato Grosso, nos municípios de Juruena e Cotriguaçu; e no estado do Pará, no município de Paragominas.

“A IDH tem apoiado ações prioritárias da nossa Estratégica. Os pactos vão ajudar a engajar as regiões a fazerem as metas da PCI acontecerem, além de ajudar a atrair investimentos e fazer a conexão dos mercados com essas regiões”, ressalta Sampaio.