Pacto PCI da Região de Balsas-MA conquista novas parcerias e reforça ações no eixo Incluir

A prefeitura do município de Loreto e a empresa Reciclagem Central assinaram, em junho, o Memorando de Entendimento (MoU) do Pacto PCI da Região de Balsas-MA, reforçando o grupo de 22 representantes dos setores público e privado além de organizações da sociedade civil engajados com a proposta que visa promover o desenvolvimento sustentável do território.

No último mês, a FAPCEN, organização que conduz a implementação do Pacto, em parceria com a NATCAP e financiamento da IDH, realizou reuniões nos municípios de Loreto e Riachão com o objetivo de mobilizar os parceiros em torno da implementação das metas, principalmente as previstas no eixo da Inclusão, com o apoio para a agricultura familiar. Representantes dos governos municipais e de associações locais participaram dos encontros, bem como técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão.

A FAPCEN destacou a importância da transferência de tecnologias como forma de incentivar a diversificação e melhoria da produção, gerando maior rentabilidade.

Os membros que formam o Comitê Estratégico do Pacto também participaram de um workshop, online, cujo objetivo foi revisitar cada uma das 22 metas previstas nos eixos Produzir, Conservar e Incluir, avaliando as ações em desenvolvimento e as estratégias necessárias para colocar em prática as que precisam avançar para atingir o compromisso acordado.

O Pacto PCI da Região de Balsas-MA foi lançado em novembro de 2020. Saiba mais aqui.