Pacto PCI de Sorriso cria ambiente de segurança para investidores interessados em produção de soja responsável

O Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) de Sorriso vem proporcionando ao município um ambiente favorável para a demonstração de como é possível conciliar produção sustentável de commodities em larga escala, conservação dos recursos naturais e inclusão de pequenos produtores, atraindo o interesse de investidores. Uma regionalização da Estratégia PCI do Estado de Mato Grosso, um compromisso, voluntário, envolvendo os setores público e privado, produtores rurais e sociedade civil para atingir metas de desenvolvimento sustentável, é apontado como o suporte necessário para isso.

Uma oportunidade prática para a demonstração desse compromisso foi a participação de vários signatários do PCI de Sorriso na Visita de Campo, realizada em fevereiro, pela Associação Internacional da Soja Responsável (RTRS – sigla em inglês), na qual foram compartilhadas informações sobre o processo de produção de soja, a implementação da certificação RTRS, seus impactos sociais, ambientais e econômicos, além de informações sobre a produção agrícola e o potencial de Sorriso, a integração com a logística e as parcerias com os governos locais. O Clube Amigos da Terra (CAT) foi o anfitrião do evento que reuniu 30 participantes, de nove países, envolvidos na cadeia de produção de soja.

Para o consultor externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, o engajamento dos múltiplos atores em Sorriso é um fator que gera segurança para os investidores interessados em eleger o município como sua área de fornecimento. “Nossa meta é ampliar a certificação em todos os elos da cadeia no município, propiciando criar uma região com produtos de origem certificada – esse é nosso desafio. A partir de um diálogo sustentável e construtivo, o trabalho voluntário realizado por todos os atores envolvidos permitirá ao Brazil, ao estado de Mato Grosso e a seus produtores continuar implementando práticas sustentáveis em benefício de toda a comunidade”, afirmou.

A IDH apoia esse processo de construção coletiva de consenso entre produção, conservação e inclusão no estado de Mato Grosso desde 2015 e, diretamente, projetos de cadeia de soja na região de Sorriso desde 2011, com empenho para fazer as conexões necessárias para esse objetivo se concretize. Por isso, além de Sorriso, apoia os Pactos PCI do Vale do Juruena e de Barra do Garças, estabelecidos nos mesmos moldes.

“Fiquei particularmente impressionada com o trabalho realizado pelo CAT, como são organizados e como a sustentabilidade foi incorporada em suas práticas agrícolas já há muito tempo. A hospitalidade demonstrada pelo município reflete seu forte apoio nessa colaboração de várias partes interessadas. Tenho orgulho de ver que a IDH atua como um importante parceiro nesta região e espero que, no futuro próximo, também possamos organizar uma viagem de campo com compradores finais do mercado europeu, pois temos muito a mostrar”, reforçou Chih-Ching Lan, especialista de soja da IDH que se deslocou da Holanda para participar do evento.

O mercado também avalia positivamente a iniciativa. Lucio Vicente, da área de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Carrefour, que participou do Dia de Campo, disse que este é um caminho importante: ter o varejo refletindo sobre o envolvimento de cada elo da cadeia produtiva, cobrando de seus fornecedores, acompanhando as ações e também apoiando a visibilidade da produção que traz consigo um diferencial de sustentabilidade. “Faz toda a diferença e tem feito o envolvimento com o campo, entendendo realmente a complexidade da cadeia da produção até chegar à ponta. O Carrefour tem esse desafio, de ser um interlocutor, criando e divulgando o valor agregado disso aos produtos finais”, afirmou.

O Pacto PCI Sorriso tem cerca de 25 signatários, entre eles o CAT, a RTRS e o Carrefour.