Pacto PCI Regional é lançado no Vale do Juruena (MT)

Os municípios de Juruena e Cotriguaçu, no Vale do Rio Juruena, no Mato Grosso, assinaram um acordo com os principais atores da região com metas para a produção sustentável, a conservação florestal e a inclusão social. O pacto, foi conceitualmente desenvolvido pela Iniciativa para o Comércio Sustentável junto com parceiros há mais de um ano e implementado, em parceria com o Natcap, e busca consolidar as metas – Produzir, Conservar, Incluir para a região.

Esse pacto regional pretende restaurar até 182.404 hectares de pastagens degradadas em ambos os municípios até 2023, principalmente através da pecuária intensificada. Também tem como meta a conservação de cerca de 970 mil ha, da vegetação nativa existente. O Carrefour em parceria com a IDH se comprometeu com o desenvolvimento de ações para a assistência técnica para apoiar cerca de 160 produtores de bezerros da região.

O valor da parceira gira em torno de 2,6 milhões de euros e em julho será realizado um dia de campo da Fazenda São Marcelo em Juruena para o lançamento do projeto.

“A assinatura desse pacto é um passo inovador para o desenvolvimento sustentável. Não apenas na região do Vale do Juruena, mas globalmente. Essa assinatura marca o início de uma nova era de sustentabilidade: conectando mercados nacionais e internacionais a áreas de produção gerenciadas de forma sustentável. Trata-se de um novo mecanismo de mercado sustentável que recompensa regiões que abordam a sustentabilidade ambiental, social e econômica de uma só vez”, pontua o Diretor do Programa Global de Territórios da IDH, Daan Wensing.

“Os preceitos do Pacto vem ao encontro das metas administrativas propostas pelo nosso governo, uma vez que possuímos uma gama de produtores rurais que necessitam de apoio operacional, incentivos, desburocratização, regularização de áreas, entre outros apoios”, afirma a prefeita de Juruena, Sandra Josy Lopes de Souza.

 

A restauração de pastagens degradadas poderá liberar terras para aumentar a produção de leite e outras commodities, como café, cacau e castanha de forma sustentável, acelerando o desenvolvimento econômico na área sem aumentar a necessidade de converter florestas em terras aráveis.

No lado da conservação, o pacto visa criar mecanismos e parcerias para proteger e restaurar áreas de conservação florestal. E no lado da inclusão, visa, em parceria com o programa Terra Legal, dentro do PMS (Programa Municípios Sustentáveis) regulamentar os registros das propriedades rurais e aumentar as oportunidades de meios de subsistência através da diversificação produtiva com retorno econômico.

Para tornar o Pacto um sucesso, os municípios, com apoio da IDH vão buscar de forma estruturada parceiros públicos e privados para um maior apoio institucional; construir estruturas financeiras para cadeias produtivas e um sólido pipeline de oportunidades de investimentos e novas relações comerciais com os mercados brasileiro e europeu.

IDH inicia diálogos para a construção de pacto regional em Sorisso/MT

No último dia 24, a IDH realizou uma reunião em Sorriso, no Mato Grosso, para iniciar a construção de um Pacto no município. Participaram do encontro o Sindicato Rural, o Sindicato dos Agricultores, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso.

Na reunião, Guilherme Justo, da IDH, apresentou aos participantes mais informações sobre o Programa da IDH no Mato Grosso, a Estratégia PCI, o Memorando de Entendimento (MoU) da Cadeia da Soja, o conceito de Pacto e os passos para sua implementação. Os atores concluíram que a construção de um pacto pode ser benéfica para a região e ficaram interessados nos próximos passos.

Além disso, também foi abordado o tema Área de Originação Verificada para a soja, conectando a produção de soja responsável com o mercado consumidor europeu.  A construção será conduzida pela IDH em parceria com a Natcap.

Área de Originação Verificada – VSA

Uma VSA pode ser estabelecida em um município que tenha compromissos públicos e monitorados de forma transparente, com uma governança clara e de longo prazo e que atenda as demandas de mercado e a critérios de sustentabilidade para as commodities produzidas nessa área. Sempre considerando a melhoria continua de todos os atores envolvidos.