Pacto PCI Regional no Vale do Juruena entra na fase de estruturação

Após a assinatura do Pacto PCI Regional no Vale do Juruena no mês passado, a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável e a Natcap Soluções Sustentáveis atuam na implementação de ações necessárias ao endereçamento das metas propostas no Pacto, discutindo com os parceiros locais formas e custos, bem como a busca de atores da demanda para apoiar o Pacto.

“A assinatura formaliza e promove um maior engajamento local e externo. Vemos um crescente interesse por parte de compradores de matéria-prima originada na região, no sentido de participar de alguma forma no Pacto, assim como uma maior mobilização local no sentido de operacionalizar as ações necessárias para avançar no atingimento das metas propostas”, afirma o Diretor Executivo da Natcap.

Nos próximos meses será apresentada e validada a estrutura de governança, com um Comitê Local PCI, no qual serão definidas as funções e responsabilidades de cada envolvido. Também será realizado o levantamento de informações necessárias para estabelecer os cases de investimentos nas cadeias produtivas da região. A especialista em investimentos, Marcela Paranhos, da IDH, fará uma visita a região na semana de 9 de julho para conversar com os atores locais e entender seus principais desafios financeiros e quais oportunidades podem ser construídas como parte das soluções necessárias.

Estudo de Caso – São Marcelo: uma abordagem de paisagem para a produção sustentável de carne bovina no Brasil

“Eu preciso comprar 100% dos produtores legais, é o mesmo há 24 anos. Tem sido difícil para nós aumentar nossa base de fornecimento porque, normalmente, na região, o que acontece é que você só pode verificar o vendedor direto, não as pessoas que compraram anteriormente. É um problema, porque outras fazendas não têm rastreabilidade como nós. É melhor para nós que toda a região seja aprovada, então qualquer coisa da região pode ser assegurada”, destaca Daniel Eijsink, Gerente Geral da São Marcelo.

Após mais de 30 anos de forte engajamento de fornecedores, a pecuária e a empresa familiar São Marcelo buscam apoiar o aumento da produção de carne bovina sustentável, com desmatamento zero e rastreabilidade, a fim de atender à demanda dos clientes por esses produtos.

Isso é feito através de uma abordagem de paisagem por meio do Pacto Regional Produzir, Conservar, Incluir (PCI) conduzido pela IDH no Vale do Juruena, em Mato Grosso. O Pacto busca transformar a região em uma Área de Originação Verificada para produtos de agricultura familiar e pecuária, mediante parcerias e engajamentos públicos e privados, gerando renda para a população local e conservando as florestas.

Clique AQUI e faça o download do estudo de caso da São Marcelo em inglês. A versão em português será publicada em breve.

Pacto de Paragominas (PA)

Na região do Pará, a IDH conduz, em conjunto com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), o Pacto de Paragominas, que visa promover a produção sustentável na região e a conexão com os mercados e investidores. Nos últimos meses, alguns avanços importantes aconteceram para a implementação do Pacto.

No inicio de junho foi finalizado o diagnóstico atualizado da cobertura do solo do município, analisando os passivos e ativos do CAR (Cadastro Ambiental Rural), realizado pelo Imazon em parceria com o CIRAD Brasil, a Embrapa, o Sindicato Rural de Paragominas e a Prefeitura.

“Analisamos a cobertura do solo com imagens de satélite de 2017, que mostram os ativos e os passivos da região. Eles sinalizaram que o município tem tudo para estabelecer metas de produção sustentável e com recuperação de passivos ambientais”, revela o pesquisador sênior do Imazon, Paulo Amaral.

Com esses resultados, será gerada a primeira versão das metas, a serem validadas pelos atores locais até o fim de agosto.

Além disso, nesse período também houve uma reunião entre a IDH, a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e representantes locais para potenciais investimentos no município, como diminuir o risco do crédito rural para os produtores, através de fundos de investimento.