Paragominas avança na questão de planejamento territorial e desenvolvimento sustentável

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, a IDH, com o apoio do Imazon e CIRAD, realizou nova fase de engajamento e articulação com atores locais em Paragominas, no Pará, com o objetivo de apoiar o avanço das discussões rumo a um planejamento territorial do município e de compromissos de desenvolvimento sustentável.

Foram realizadas reuniões com a Prefeitura, o Sindicato Rural, o STTR, o Sicredi, o CIRAD e a Embrapa. Todos os atores, com um papel de liderança da Prefeitura, demonstraram os mesmos objetivos, reafirmando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.

No dia 06 de dezembro, a Prefeitura, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, promoveu o seminário “Restauração Florestal: oportunidades para negócios sustentáveis”. Guilherme Justo, da IDH, abordou o papel de apoio da entidade na conexão do território com o mercado, e apresentou a nova abordagem e mecanismo de mercado – VSA “Verified Sourcing Areas” (Áreas de Originação Verificada).

O prefeito, Paulo Tocantins, durante o Seminário apresentou a decisão da Prefeitura de lançar em janeiro, no aniversário da cidade, o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que terá um planejamento sobre o Território de Paragominas e seguirá uma metodologia de Certificação Territorial denominada “Terracert”, que trará metas claras de sustentabilidade para os três eixos (Ambiental, Econômico/Produtivo e Social), e afirmou que uma das prioridades será a estruturação das cadeias produtivas da agricultura familiar.

Sorry

Your browser is too old to optimally experience this website. Upgrade your browser to improve your experience.