Parceiros e equipe da IDH celebram resultados do ano e planejam atividades para 2021

A equipe da IDH Brasil e os parceiros envolvidos diretamente na implementação de Pactos e programas de cofinanciamentos dedicaram um dia para atualizações sobre os trabalhos desenvolvidos, o compartilhamento de resultados ao longo do ano e o planejamento das ações prioritárias para 2021. A agenda aconteceu no dia 15 de dezembro, de forma virtual, com mais de 25 participantes que puderam compartilhar informações e dialogar sobre a Estratégia Estadual e o Instituto PCI, os Pactos Regionais do Vale do Juruena, de Sorriso, Barra do Garças e Balsas e Região, e dos Programas de Produção Sustentável de Bezerros, Nosso Leite e Cultivando Vida Sustentável.

A diretora executiva da IDH no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina, Daniela Mariuzzo, ressaltou o quanto é especial o trabalho que a IDH e parceiros fazem enfatizando que embora o ano tenha sido difícil, foi possível continuar ajudando a melhorar a vida de muitas pessoas. “O ano que vai começar será um ano muito importante para todos nós, de consolidação da estratégia, de todo esse trabalho que vem sendo feito, de avaliar os aprendizados e, principalmente, de contar toda essa história de uma forma que as pessoas se identifiquem e entendam o quanto é significativo o que todos nós fazemos juntos”, frisou Mariuzzo.

Durante a programação ao longo do dia, cada participante apresentou sua colaboração no desenvolvimento das diversas frentes de trabalho nos territórios mato-grossenses e de Balsas, no Maranhão, visando o interesse comum, permitindo estabelecer conexões e troca de experiências para uma atuação ainda mais integrada.

A parte da manhã foi dedicada ao PCI. O diretor executivo da Estratégia e do Instituto PCI, Fernando Sampaio, falou sobre o processo de avaliação participativa das metas da Estratégia e trouxe atualizações sobre o Plano de Trabalho do Instituto. “Precisamos mostrar a que viemos e, para isso, apresentar resultados. Apenas dessa maneira vamos conseguir garantir o interesse, principalmente do Governo do Estado e das empresas, para continuarem apoiando e investindo. É um trabalho de convencimento de todos, constantemente”, avaliou.

A aproximação para o desenvolvimento de agendas em comum entre governo, PCI e IDH foi referendada pelo coordenador de Mudanças Climáticas e REDD+ do Estado de Mato Grosso, Maurício Philip, que acompanhou a reunião. “Temos muitas oportunidades de fazer ações conjuntamente, como por exemplo, na agenda de descarbonização, que pode incluir aspectos de políticas públicas e dos projetos em campo, como o de pecuária”, comentou Philip.

Na sequência, as equipes de implementação dos Pactos em Barra do Garças (TNC), Vale do Juruena e Sorriso (Natcap), e Região de Balsas – MA (Fapcen), apresentaram um balanço dos resultados de 2020 e as perspectivas para 2021. Entre os vários pontos discutidos, há um em comum que será conduzido como prioritário durante o próximo ano, que é a criação de metas específicas sobre gênero para proteção e inclusão da mulher.

“Ficamos muito orgulhosos do trabalho que está sendo desenvolvido em Mato Grosso porque é uma materialização do esforço de muitos parceiros. Com certeza já tem influenciado outros municípios e estados. Está sendo uma matriz muito interessante mesmo em uma fase bastante polarizada de debates polêmicos, mas todos resolveram apostar no diálogo para desenvolver algo coletivo para o bem comum”, disse Giovana Baggio, da TNC.

“Fiquei bem feliz de ouvir tudo que foi falado aqui, principalmente em defesa do agricultor, de mostrar quem somos e o que fazemos: produzindo, conservando e incluindo. Mato Grosso está de parabéns e é um privilégio poder estar aqui”, registrou Dudy Paiva, presidente do CAT Sorriso, e produtora rural no município.

“Vendo o que todos falaram nos dá mais vontade de trabalhar. Sempre nos inspiramos no exemplo de Mato Grosso, que é um estado que saiu na frente e deu exemplo para o Mundo, e nos orgulha muito. E nós estamos tentando fazer um trabalho semelhante aqui no Maranhão”, revelou Gisela Introvini, superintendente da Fapcen.

“É muito bom ver o trabalho que todos estão fazendo, de forma conjunta, evidencia problemas e desafios, e identifica oportunidades e soluções. Podemos aprender e aperfeiçoar nosso trabalho também”, ponderou Mathias Almeida, da Natcap.

No período da tarde a pauta foi sobre os programas cofinanciados pela IDH e o setor privado, incluindo a certificação de soja, o apoio à agricultura familiar, produção sustentável de carne e leite.

O CAT Sorriso, membro do Pacto PCI de Sorriso e implementador do Programa Cultivando Vida Sustentável, no município, trouxe exemplos de superação relatando a condução de processos de auditoria e certificação de fazendas produtoras de soja além da realização de vinte cursos destinados à agricultura familiar, tudo de forma virtual. “Foi trabalhoso e difícil. Mas aprendemos que nada é impossível e vamos levar isso para o próximo ano”, frisou Cristina Delicato, coordenadora de eventos e projetos do CAT.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros também esteve na pauta com apresentações dos dois parceiros implementadores: Natcap e Acrimat.

Na região do Vale do Juruena o trabalho é conduzido pela NatCap que trouxe dados atualizados e destacou o potencial de conexão do Programa com os mercados, que pode ser intensificado através da Plataforma SourceUp. (Saiba mais aqui) “Nosso objetivo é apoiar o pequeno produtor com um modelo de bezerro rastreado, livre de desmatamento, com genética, cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, qualidade de carne, que possa ser valorizado pelo mercado dentro e fora do país”, afirmou Alexandre Correia, da Natcap.

A Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), que implementa o Programa na região do Araguaia, falou sobre o sistema de monitoramento ambiental, uma ferramenta que vai auxiliar o processo de gestão das propriedades. Além disso, a expectativa para o próximo ano é expandir o programa para a região do Pantanal. “Estamos muito otimistas e ansiosos para expandir o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, ainda no primeiro semestre de 2021, no Pantanal. Assinamos a carta de intenções com a IDH porque acreditamos que essa é uma parceria vencedora”, disse Amado Oliveira, consultor da Acrimat.

Ainda falando de pecuária, mas desta vez de leite, o coordenador do Sebrae na região de Juína, Josemar Farias de Albuquerque, falou sobre a assistência técnica fornecida pelo Programa Nosso Leite, que inclui manejo de pastagem animal visando o aumento da produtividade e a qualidade do leite. Ao final, ele brindou os participantes com depoimentos de pequenos produtores que fazem parte do Programa na região do Vale do Juruena. “É muito interessante perceber na fala dos produtores que os benefícios vão muito além do leite. Eles relatam melhorias nas relações familiares, no interesse dos jovens por estudos envolvendo questões do campo, entre outros”, registrou.

Para a IDH, os resultados apresentados demonstram o comprometimento dos parceiros implementadores no engajamento dos produtores, empresas, governos e demais atores na construção de um desenvolvimento territorial que priorize a produção, a conservação e a inclusão.