PCI apresenta balanço de metas durante a COP25, em Madri

O Diretor Executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, apresentou em Madrid, no mês de dezembro, o balanço atualizado das metas da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI). O documento foi lançado no evento Amazon Madrid, que reuniu governos dos Estados da Amazônia brasileira durante a 25ª edição da Conferência da ONU sobre o Clima (COP25).

Foram analisados indicadores de 21 metas para os anos de 2016, 2017 e 2018, disponíveis no site PCI Monitor. Entre elas, há desafios para as áreas de proteção de ativos florestais, produção sustentável de commodities e inclusão da agricultura familiar em políticas públicas.

Sampaio explicou que para acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas para Mato Grosso até 2030, foi criado, em 2019, um Comitê de Monitoramento da PCI, que derivou de um grupo de trabalho de monitoramento das metas. “Com isso, podemos avaliar a efetividade de ações e subsidiar o aperfeiçoamento ou redirecionamento de ações, garantindo efetividade, transparência e credibilidade da estratégia para parceiros, investidores e sociedade em geral”.

O Estado de Mato Grosso foi representando pelo vice-governador, Otaviano Pivetta, e pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Ambos reforçaram o compromisso do Estado com o combate ao desmatamento ilegal e a implementação do Código Florestal Brasileiro, através da regularização ambiental e da valorização da floresta em pé.

Durante o Amazon Madrid, representantes dos Estados da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Roraima e Mato Grosso) discutiram sobre os compromissos e desafios para a promoção do desenvolvimento econômico em vista a baixa emissão de carbono.  Juntos, os estados criaram o Consórcio dos Estados da Amazônia, com o objetivo de apoiar a região na busca de soluções para os desafios comuns.

O diretor Global de Territórios Sustentáveis da IDH, Daan Wensing, participou do painel que discutiu a contribuição do agronegócio na baixa emissão de carbono. O objetivo foi discutir estratégias que aliam desenvolvimento com baixa emissão, visando ampliar a escala de negócios sustentáveis, tendo como base a abordagem territorial.

Investimentos para promoção do desenvolvimento de baixo carbono

Fernando Sampaio e Daan Wensing também participaram, juntamente com governadores, ministros e outras autoridades de uma mesa redonda, organizada pelo Earth Innovation Institute (EII), sobre formas de aumentar os investimentos em suas estratégias de sustentabilidade e de desenvolvimento com baixas emissões de carbono.

O principal ponto foi o reforço da necessidade de estabelecer uma agenda do combate ao desmatamento que promova a inclusão e evidencie os avanços já alcançados pelos estados nessa caminhada.

Cadeias de fornecimento sustentáveis

A PCI também foi apresentada no Brasil Hub, realizada durante a COP25, em um debate sobre cadeias de commodities sustentáveis, que analisou os avanços nas cadeias de pecuária e soja no Brasil e também os desafios e oportunidades pela frente.

A abordagem jurisdicional é uma das soluções propostas pela PCI para garantir sustentabilidade da produção ao mercado.