PCI realiza Workshop para discutir ações prioritárias para implementação

27 Jun 2017 Membros da Estratégia PCI, representantes do Governo, de ONGs atuantes no Mato Grosso, do setor produtivo e do setor empresarial se reuniram em Cuiabá/MT

Durante os dias 23 e 24 de maio, membros da Estratégia Produzir, Incluir, Conservar (PCI), representantes do Governo, de ONGs atuantes no Mato Grosso, do setor produtivo e do setor empresarial se reuniram em Cuiabá/MT, para debater o plano de ação para a implementação da Estratégia.

Dados de mapeamento das iniciativas que estão em curso no Estado do Mato Grosso e que, de alguma maneira, contribuem para o atingimento das metas da PCI, foram apresentados durante a oficina. Financiado pela Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) e produzido pela empresa de consultoria Trama, além do diagnóstico, foram realizadas entrevistas com os principais atores do estado e seis temas transversais chave foram identificados para serem desdobrados em ações para a implementação da Estratégia: mecanismos de financiamento; regularização ambiental e restauração florestal; regularização fundiária; mercados regionais e da sociobiodiversidade; agregação de valor e mercados internacionais e difusão de tecnologias e boas práticas.

Durante o encontro, os temas foram discutidos e validados, coletadas inúmeras contribuições e alterações e foram priorizadas ações dentro de cada um dos assuntos. Como o principal objetivo era coletar matéria prima para trabalho, uma consolidação das ações para cada tema será apresentada pela Trama ao comitê do PCI para validação e início da implementação.

“Um dos pilares de atuação da IDH no Brasil é a estruturação e apoio ao plano de desenvolvimento sustentável do estado do MT, ou estratégia PCI e o plano de ação resultado desse trabalho em conjunto entre os membros e parceiros servirá como base para a implementação da estratégia”, explica Daniela Mariuzzo, Líder de Programa de Territórios da IDH no Brasil.

O Workshop reuniu mais de 80 stakeholders. “Após a fase de planejamento das ações, será estruturado o caminho que iremos seguir. A Estratégia prevê que até 2030 tenhamos atingido nosso conjunto de metas e para isso, temos que construir essa estrutura e apontar as ações prioritárias”, afirma Fernando Sampaio, Diretor da Estratégia PCI.

More news

More news

Sorry

Your browser is too old to optimally experience this website. Upgrade your browser to improve your experience.