PCI realiza Workshop para discutir ações prioritárias para implementação

Membros da Estratégia PCI, representantes do Governo, de ONGs atuantes no Mato Grosso, do setor produtivo e do setor empresarial se reuniram em Cuiabá/MT.

Durante os dias 23 e 24 de maio, membros da Estratégia Produzir, Incluir, Conservar (PCI), representantes do Governo, de ONGs atuantes no Mato Grosso, do setor produtivo e do setor empresarial se reuniram em Cuiabá/MT, para debater o plano de ação para a implementação da Estratégia.

Dados de mapeamento das iniciativas que estão em curso no Estado do Mato Grosso e que, de alguma maneira, contribuem para o atingimento das metas da PCI, foram apresentados durante a oficina. Financiado pela Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) e produzido pela empresa de consultoria Trama, além do diagnóstico, foram realizadas entrevistas com os principais atores do estado e seis temas transversais chave foram identificados para serem desdobrados em ações para a implementação da Estratégia: mecanismos de financiamento; regularização ambiental e restauração florestal; regularização fundiária; mercados regionais e da sociobiodiversidade; agregação de valor e mercados internacionais e difusão de tecnologias e boas práticas.

Durante o encontro, os temas foram discutidos e validados, coletadas inúmeras contribuições e alterações e foram priorizadas ações dentro de cada um dos assuntos. Como o principal objetivo era coletar matéria prima para trabalho, uma consolidação das ações para cada tema será apresentada pela Trama ao comitê do PCI para validação e início da implementação.

“Um dos pilares de atuação da IDH no Brasil é a estruturação e apoio ao plano de desenvolvimento sustentável do estado do MT, ou estratégia PCI e o plano de ação resultado desse trabalho em conjunto entre os membros e parceiros servirá como base para a implementação da estratégia”, explica Daniela Mariuzzo, Líder de Programa de Territórios da IDH no Brasil.

O Workshop reuniu mais de 80 stakeholders. “Após a fase de planejamento das ações, será estruturado o caminho que iremos seguir. A Estratégia prevê que até 2030 tenhamos atingido nosso conjunto de metas e para isso, temos que construir essa estrutura e apontar as ações prioritárias”, afirma Fernando Sampaio, Diretor da Estratégia PCI.