Produção sustentável de MT é divulgada na Semana do Clima em NY

Desmistificar o senso comum sobre as ações ambientais em curso no Brasil, e mais especificamente em Mato Grosso, foi o intuito principal do Instituto PCI em sua participação na Semana do Clima em Nova Iorque.

No domingo, 21 de setembro, o PCI organizou em parceria com o Environmental Defense Fund (EDF) o evento Engajamento Corporativo em uma Abordagem Jurisdicional. O objetivo foi apresentar ideias de como a colaboração entre empresas e regiões pode trazer ganhos em relação a compromissos de mercado por meio de estratégias de desenvolvimento sustentável jurisdicionais. O evento contou com a participação do governador Mauro Mendes, do Diretor Executivo do PCI, Fernando Sampaio, e de diretores da Amaggi, Juliana Lopes, e do Marfrig, Paulo Pianez – ambas empresas que participam da Estratégia PCI desde sua criação.

O governador Mauro Mendes também participou no dia 21 em um evento sobre os cinco anos da Plataforma da Declaração de Nova Iorque sobre Florestas. Ele falou ao lado dos governadores do Amazonas, Wilson Lima, do Acre, Gladson Cameli, e do Amapá, Waldez Goes.

A capacidade de aliar produção agropecuária em larga escala com preservação ambiental foi a tônica central do governador. “O Estado de Mato Grosso é hoje o maior produtor de proteínas animais e vegetais, e tem capacidade de produzir alimentos ao mesmo tempo em que preserva seus ativos ambientais. Nós temos hoje essa grande produção que poderá ser duplicada nos próximos dez anos, mantendo 63% do nosso território preservado”, destacou em sua fala.

No dia 22 o PCI participou no evento “Collective Action For A Forest Positive Future”, organizado pela Tropical Forest Alliance. A mesa redonda com tema “Progresso no Brasil” falou de avanços no país através de iniciativas como a PCI e a Coalizão Clima Agricultura e Florestas.

“Nosso objetivo foi mostrar como Mato Grosso está empenhado em fomentar a produção sustentável, executando ações concretas”, enfatiza Fernando Sampaio. “Fomos desmistificar vários pontos e argumentar que o desenvolvimento sustentável de um território não será conseguido com sanções ou boicotes, mas com ações de cooperação, sinergia e engajamento entre diferentes atores sociais”.

Mauro Mendes, o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, também participaram do Climate Summit nas Nações Unidas e de reuniões bilaterais sobre oportunidades de REDD e novas parcerias. Os avanços do estado no controle do desmatamento como novo sistema de monitoramento por satélite também foram apresentados.