Programa de Produção Sustentável de Bezerros é destaque em Revista Internacional

A revista Ethical Corporation publicou, na edição de março, uma reportagem que destaca os esforços do Programa de Produção Sustentável de Bezerros desenvolvido em Mato Grosso pela IDH e parceiros, na mudança da dinâmica do desmatamento na Amazônia. O texto ressalta que a pecuária tende a ser um forte vetor do desmatamento apresentando o complexo sistema que impulsiona essa situação, desde a baixa tecnologia em campo, o alto custo para implementação de sistemas de manejo adequado de pastagens e de restauro de áreas degradadas, e a falta de acesso a crédito para promover essas melhorias. Tudo isso com impacto maior na base da cadeia produtiva: pequenos criadores de bezerro.

A reportagem destaca como um esforço de mudança de gestão territorial, o fato de que o Programa está alinhado à Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) estadual com metas para promover uma cadeia de produção mais sustentável, através de assistência técnica para implantação de melhores nas práticas agropecuárias, incluindo intensificação e restauro de pastagens, e recuperação de áreas de preservação permanente, em cumprimento do Código Florestal.

Um dos entrevistados pela Revista foi o diretor de sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez, que endossou a importância da iniciativa. “É totalmente possível ter pecuária sustentável no Brasil. Podemos melhorar e aumentar nossa produção sem a supressão de uma árvore, mas temos que ter alguma assistência técnica [principalmente] na primeira fase da produção… esse é o desafio que enfrentamos no Brasil.”

Em setembro  do ano passado, a Marfrig assinou com a IDH um protocolo de intenções que ajudará a dar escala para as soluções que estão sendo testadas pelo programa de bezerros. Ao mesmo tempo a parceria entre a Marfrig e IDH vai propor um plano de longo prazo para garantir o compromisso assumido pela empresa, quando emitiu um título de transição sustentável de 500 milhões de dólares para investir na compra de gado do bioma Amazônico na próxima década, com o objetivo explícito de ajudar esses produtores.

O diretor global de territórios sustentáveis da IDH, Daan Wensing, também foi ouvido pela reportagem. Ele explicou que uma das formas de diminuir a pressão pelo desmatamento provocado com a abertura de novas áreas é reduzir a área usada para a criação de gado, tornando-a mais eficiente. “Isso liberaria milhões de hectares para a produção agrícola e reduziria, pela metade, o principal fator de desmatamento e degradação de terras no Brasil”.

Programa Produção Sustentável de Bezerros, tem o objetivo de mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia da pecuária para torná-la cada vez mais inclusiva e financeiramente sólida. É coordenado pela IDH com investimentos do Grupo Carrefour e Fundação Carrefour, e tem como parceiros implementadores a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), no Vale do Araguaia, e a empresa NatCap, no Vale do Juruena, região que também conta com a Fazenda São Marcelo como apoiador comercial. Atualmente, 250 fazendas integram o Programa e a previsão é chegar a 457, até o final de 2020. Os investimentos previstos para a execução das atividades é na ordem de 3,5 milhões de euros.

Confira a reportagem completa da Revista Ethical Corporation aqui