Programa de Produção Sustentável de Bezerros realiza dia de campo no Vale do Juruena

Dias de Campo foram realizados pelo programa de Produção Sustentável de Bezerros em outubro no Vale do Juruena. O objetivo foi divulgar a iniciativa para possíveis novos participantes e difundir o conhecimento entre os produtores que participam. Para isso, os eventos incluíram depoimentos de produtores que já estão recebendo assistência técnica, apresentações institucionais sobre a iniciativa e os parceiros no campo e também sobre o pilar de rastreabilidade.

“Com abordagem informal, foi possível tirar dúvidas e compartilhar os ganhos que os pecuaristas que já participam do programa estão tendo”, observa Mathias Almeida, diretor executivo da Natcap – parceiro implementador da IDH. A ocasião foi aproveitada também para reforçar os pilares que dão base ao programa: melhoria do manejo em cada propriedade, regularização ambiental e fundiária, e conexão com o mercado – garantindo a rastreabilidade dos bezerros desde sua origem.

Cerca de 50 pessoas participaram dos dois eventos em Cotriguaçu e no distrito de Nova União. O programa segue com o intuito de obter mais adesões e mais encontros similares serão realizados.
Além disso, os pecuaristas participantes entrarão em breve na etapa de aplicação de “brincos” nos bezerros para que cada animal possa ter sua origem rastreada. “Com isso, a carne chegará ao consumidor final com informações claras sobre rastreabilidade socioambiental”, enfatiza Mathias.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros vem sendo implementado desde fevereiro de 2019, e tem o objetivo de beneficiar 457 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia, até 2021. A iniciativa une IDH, Fundação Carrefour, Carrefour Brasil, Acrimat e Natcap. Até outubro de 2019, 198 produtores nas duas regiões aderiram ao programa para receber assistência técnica produtiva, ambiental e fundiária.