Programa vai apoiar produtores de bezerros do Pantanal mato-grossense

Foi lançado hoje (06/08), em Cáceres, o Programa de Produção Sustentável de Bezerros que vai apoiar 100 pecuaristas do Pantanal na transição de propriedades produtoras de bezerros de baixa tecnologia para alta performance, aumentando a renda e garantindo maior sustentabilidade na cadeia de fornecimento.

Através do Programa, os criadores de bezerros receberão assistência técnica para regularização fundiária e ambiental, intensificação da produção, restauração de áreas naturais e apoio para acessar investimentos e mercados. Até 2023 serão investidos mais de 615 mil euros pela IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), Grupo Carrefour, em parceria com a Acrimat (Associação do Criadores de Mato Grosso) e Nutron/Cargill. A iniciativa também tem apoio da Agrojacarezinho, na parte de genética animal, do Sindicato Rural de Cáceres e da Universidade Estadual de Mato Grosso.

“Atuamos como agentes de transformação ao longo da cadeia de valor, incentivando produtores e fornecedores a adotarem as melhores práticas sustentáveis no campo e fortalecendo os vínculos de confiança com a sociedade”, avalia Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Além disso, com a profissionalização da atividade de cria, a iniciativa também promove geração de renda e inclusão socioeconômica de produtores em situação de vulnerabilidade”, complementa.

A diretora executiva da IDH no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina, Daniela Mariuzzo, ressalta que a pecuária pantaneira acontece há séculos e está sob o risco crescente devido às mudanças climáticas. “Isso impacta as atividades econômicas, pressionando o pecuarista a migrar para outras regiões e diminuindo o rebanho. Com nosso Programa será possível implementar medidas de mitigação desses riscos e de aperfeiçoamento para tornar a atividade mais sustentável e economicamente viável”.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros vem sendo implementado em campo desde 2019, em Mato Grosso: no Vale do Juruena e no Vale do Araguaia, em parceria com a Acrimat. Nessas regiões, a meta é apoiar 457 pecuaristas até o final de 2022 com investimentos de 3,5 milhões de euros da IDH e Carrefour.

A presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz Machado de Miranda Sá, considera o Programa inovador e agradeceu a confiança e a oportunidade de integrá-lo. “Esse programa vai realmente mudar as estruturas econômicas aqui do nosso município e, junto com todos esses parceiros, vamos procurar outras possibilidades para ampliar a diversidade econômica da nossa região”.

O Pantanal

O Pantanal corresponde a cerca de 7% (60.900 km²) do território mato-grossense, que possui mais de 903 mil km² de extensão. Em 2020, o bioma sofreu com a grande incidência de incêndios nas áreas rurais, demandando ainda mais apoio para o processo de recuperação e retomada do desenvolvimento, com suporte especial aos produtores locais.

A pecuária é uma atividade econômica desenvolvida há séculos no Pantanal, cuja adoção de tecnologias aplicadas aos sistemas produtivos ficou defasada, aumentando a pressão sobre os recursos naturais e tornando a melhoria de vida dos pequenos produtores um grande desafio.

O presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, destacou que sempre haverá obrigações a cumprir com o Pantanal mato-grossense, pois foi nesse bioma que surgiu a pecuária no estado que, hoje, contribui fortemente para a economia. “Haveremos de vencer os desafios encontrados e, que serão muitos, mas certamente teremos no Pantanal a continuidade da produção com a necessária sustentabilidade e atendimento das especificidades da região”, reforçou.

Para a Nutron/Cargill, apoiar uma iniciativa como essa é parte da estratégia da empresa em crescimento sustentável nos negócios de nutrição animal, além de apoiar uma causa nobre que gerará renda para os produtores e crescimento na economia local. “A Cargill, por meio da sua marca para nutrição animal, a Nutron, está atenta para apoiar iniciativas como essa. Nossa missão está atrelada em prover uma cadeia de suprimentos sustentável, além de enraizar o tema na condução dos nossos negócios. Cada vez mais queremos contribuir para a evolução da sustentabilidade econômica, ambiental e social”, revela Leonardo Gondim, líder de marketing estratégico e tecnologia da Cargill Nutrição Animal.

O Programa no Pantanal está começando pelo município de Cáceres, abrangendo uma área de 65 mil hectares sendo 35 mil de vegetação nativa, com propriedades de pequeno, médio e grande porte, mas a pretensão é ampliar para outras regiões no bioma.