Programas de campo avançam na implementação de ações e ampliam apoio a produtores rurais

Os programas de campo cofinanciados pela IDH em parceria com o setor privado em Mato Grosso estão avançando na implementação de diversas ações, beneficiando produtores rurais do estado. A inovação e parceria com os produtores rurais tem sido fundamental nesse processo.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros, por exemplo, tem conquistado o interesse de novos produtores na região do Vale do Juruena, onde a implementação é conduzida pela Natcap. Neste ano 33 novos produtores iniciaram o processo de adesão ao Programa, em função dos benefícios ofertados: diagnóstico geral da propriedade dentro de critérios de boas práticas de produção agropecuária; orientação para regularização fundiária e ambiental; apoio para acesso à captação de recursos para investimentos em tecnificação e recuperação ambiental e de áreas degradadas; assistência técnica nas áreas de produção animal e gestão da propriedade. Com as novas adesões, o Programa passar a atender 113 criadores de bezerros com meta de chegar a 157 até 2022.

Foto: Marcus Mesquita/IDH

“O Programa é muito bom porque abre a mente da gente de como trabalhar com o gado. A equipe dá todo o suporte e não tem nenhuma obrigação de venda. Esse ano a gente já fez as primeiras negociações do gado criado nesse novo sistema e o resultado de preço, retorno foi muito bom”, avalia Elaine de Souza Machado, produtora de bezerros no município de Juruena que está no programa desde o início.

Esses resultados estão despertando o interesse de outros produtores, como no caso de Adriane Inês Crozeta, que relatou o interesse ao ver os resultados na propriedade do sogro. “Observei que fazenda da família está evoluindo mais em termos de produção e qualidade na gestão, com melhor pastagem, gastos mais coerentes, ganho de peso do gado e melhor remuneração”, disse.

O Programa tem o objetivo de mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia da pecuária para torná-la cada vez mais inclusiva e financeiramente sólida. É coordenado pela IDH com investimentos do Grupo Carrefour e Fundação Carrefour e tem como parceiros implementadores a Acrimat, no Vale do Araguaia, e a empresa Natcap, no Vale do Juruena, região que também conta com a Agrojacarezinho como apoio comercial. A previsão é apoiar 457 produtores de bezerros até o final de 2021. Para a execução das atividades, os investimentos previstos totalizam 3,5 milhões de euros.

Outro exemplo de resultado dos Programas de Campo foi o 6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, organizado pelo CAT, em parceria com IDH, REM-MT, Embrapa Agrossilvipastoril, UFMT e Fazenda Santana, que teve transmissão online do campo diretamente para o público conectado. O evento convidou especialistas que trouxeram informações sobre dois temas principais: integração lavoura/pecuária e o sistema de plantio direto. Veja o evento aqui.

A atividade integra as ações realizadas no âmbito do Programa Cultivando Vida Sustentável, lançado em março de 2020 pela IDH em parceria com o CAT Sorriso. Os investimentos previstos são de 1 milhão de euros, sendo 660 mil euros da IDH e mais 780 mil euros em contrapartida de produtores, em atividades que visam promover o desenvolvimento sustentável da região através de uma abordagem territorial. Por isso, o programa faz parte da estratégia de apoio ao Pacto Regional PCI (Produzir, Conservar e Incluir) de Sorriso.