Projeto Campos do Araguaia, apoiado pela IDH, realiza 2º Dia de Campo no Mato Grosso

Com o objetivo de atualizar os produtores da região sobre o andamento dos projetos da Liga do Araguaia e fortalecer o movimento, foi realizado o 2º Dia de Campo do projeto Campos do Araguaia e o sexto da Liga da Araguaia, no dia 11 de novembro, em Cocalinho/MT.

Por meio da recuperação ou reforma de pastagens degradadas e da restauração da vegetação nativa em propriedades rurais de nove cidades da região, o projeto já conta com a participação de 42 produtores e, atualmente, está em fase das visitas em cada uma das fazendas para que, na sequencia, os diagnósticos ambientais e recomendações possam ser elaborados e entregues aos produtores.

A programação do evento foi voltada para a apresentação das ações e os próximos passos do Projeto Campos do Araguaia e a divulgação do ProjetoCarbono Araguaia, também da Liga do Araguaia.  Além disso, foi firmada uma parceria com a Embrapa Gado de Corte para validação e análise dos dados produzidos pelo projeto Carbono para que se busque o selo “Carne Carbono Neutro” da instituição. E, ao final, foram apresentados também detalhes do programa Garantia Araguaia que visa a certificação Rainforest Alliance.

Os 60 participantes também conheceram “Técnicas de Restauração Florestal” e foram para o campo visitar a unidade demonstrativa de restauro instalada na Fazenda Água Viva para discussão das técnicas de restauro e seus custos.

Campos do Araguaia

O projeto faz parte do movimento da Liga do Araguaia, que visa promover e apoiar a intensificação sustentável da pecuária e a adequação ambiental das propriedades rurais da região do Médio Araguaia, no Mato Grosso. Até dezembro de 2018 irá beneficiar mais de 130.000 hectares de pastagens, com planos de intensificação e boas práticas de manejo e, aproximadamente, 500 ha de APPs em processo de restauração, influenciando outras propriedades e fortalecendo a cadeia de restauração na região.

Iniciado em julho de 2016, o projeto é realizado em parceria pelo Grupo Roncador/Agropecuária Água Viva e pela The Nature Conservancy (TNC), com apoio da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).