Projeto “Campos do Araguaia”, apoiado pela IDH, entrega Diagnósticos de Intensificação & Melhorias do uso da pastagem a produtores do Vale do Araguaia

O projeto “Campos do Araguaia”, realizado pela IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável em parceria com a The Nature Conservancy (TNC) e o Grupo Roncador, concluiu neste mês mais uma fase: a entrega de Diagnósticos de Intensificação & Melhorias do uso da pastagem para os produtores rurais do Vale do Araguaia, no Mato Grosso. 

Os diagnósticos demostram quais pontos estão bons, quais merecem maior atenção e quais práticas adotar ou melhorar dentro da propriedade. Neste momento, 14 fazendas receberam o diagnóstico, pois farão parte do estudo de custo de transição. Além disso, será realizado o monitoramento dos avanços e início dos levantamentos dos dados financeiros dessas propriedades, com foco nos custos ambientais e de intensificação das pastagens, a serem realizados mensalmente até novembro deste ano.

“Dentre as 50 fazendas, selecionamos aquelas que poderão dar resultados mensuráveis  até final do ano, quando se encerra o projeto. Estas terão acompanhamento mensal, com avaliação dos indicadores previamente acordados dentro do projeto, obtendo, ao final um avanço temporal da atividade pecuária dentro da propriedade”, explica o especialista e responsável pelo tema intensificação no projeto, Giovanni Mallmann.

As entregas dos diagnósticos foram feitas na “Sala do Poupa Tempo da Pecuária”, localizada na sede do Sindicato Rural de Barra do Garças (MT) e nas propriedades dos produtores rurais, localizadas fora deste município, como Nova Xavantina (MT), Água Boa (MT), Canarana (MT), Cocalinho (MT) e Nova Nazaré (MT).

“O projeto está sendo fundamental, pois esclarece informações e capacita com conhecimento técnico, que não tínhamos antes. Com isso, começo a enxergar minha fazenda de modo mais profissional e entender a importância de preservar. Na próxima pastagem, vou seguir as orientações dos técnicos e consultores do projeto para atingir resultados ainda melhores”, comenta o produtor rural João Carlos, da Fazenda Carajás.

A partir de julho, serão entregues os relatórios das 36 propriedades restantes, que serão monitoradas a cada dois meses (período de estiagem e início das chuvas), até final de novembro de 2018.

Projeto Campos do Araguaia

O projeto atua na região do Vale do Araguaia apoiando produtores nos processos de intensificação sustentável da pecuária e de restauração de áreas degradadas em suas propriedades, com o objetivo de também fortalecer a rede de produtores que compõem a Liga do Araguaia para alavancar um movimento coletivo de produção pecuária mais sustentável, seguindo a visão da Estratégia PCI.