REM aprova novo investimento e vai reforçar a inclusão nos Pactos PCI de Mato Grosso

A Cooperação Técnica Alemã (GIZ) aprovou um novo Projeto no âmbito de sua parceria com o Estado de Mato Grosso. O objetivo deste projeto é apoiar, durante dois anos, ações que fortaleçam a implementação de metas de inclusão da Estratégia PCI no estado.

O investimento de cerca de R$ 2 milhões de euros vai impulsionar o atendimento de povos e comunidades indígenas e o fortalecimento das ações de inclusão de cadeias socioprodutivas da agricultura familiar nos territórios que já possuem Pactos Regionais PCI.

A assessora técnica do REM em MT, Joana Fernandes Ramos, explicou que o objetivo geral desta nova fase da Cooperação é garantir que o Programa REM possa fortalecer as metas de Inclusão da PCI no Estado de Mato Grosso. “A expectativa é que os investimentos atendam às necessidades especificas dos Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, que as estratégias PCI nos territórios e gestão de conhecimento sejam fortalecidas”.

O diretor Executivo do Instituto PCI, entidade responsável por coordenar a captação de recursos visando a implementação das metas, Fernando Sampaio, informou já está sendo contratado um assessor técnico para trabalhar na PCI e contribuir com o andamento do projeto.

O Programa REM é uma premiação ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos. Foi iniciado em 2018 investirá mais de R$ 200 milhões de reais até 2022. No final de 2020, foram abertas chamadas públicas para financiamento direto de projetos voltados à agricultura familiar e também à produção sustentável. Três regiões que possuem Pactos Regionais PCI tiveram projetos aprovados: Vale do Juruena, Barra do Garças e Sorriso. (saiba mais detalhes aqui)

“Os investimentos diretos do Programa REM nessas regiões representam a concretização de um dos pilares da abordagem de implementação da IDH com os Pactos Regionais, que é a atração de recursos para implementação das metas pactuadas pelos seus signatários. Recursos, não reembolsáveis, como esses, são essenciais para ações que não seriam viabilizados em condições normais de mercado”, ressalta Marcela Paranhos, gerente de Investimentos da IDH Brasil, organização que está investindo mais de 9 milhões de euros em parceria com o setor privado de em Mato Grosso, desde 2016, destinados à Estratégia PCI e estruturação de sua governança, incluindo a criação do Instituto PCI e implementação dos Pactos Regionais e suas metas.

O novo projeto de Cooperação Técnica da GIZ traz recursos adicionais aos do REM, e que irão ajudar a garantir que o programa irá beneficiar diretamente os pequenos produtores, populações tradicionais e povos indígenas, resultando no suporte às metas da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir.