Representantes dos setores público, privado e sociedade civil de Sorriso (MT) assinam carta de intenções para Pacto Regional

A IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável juntamente com representantes públicos, privados e da sociedade civil da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, assinaram no dia 19 de setembro uma Carta de Intenções que tem como objetivo formalizar a aliança para a construção local das bases da estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, visando uma produção mais sustentável na região. 

O evento aconteceu no Sindicato Rural de Sorriso e contou com a presença do prefeito, Ari Genezio Lafin, do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorriso, Edenir Gonçalves; representantes dos assentamentos rurais, cooperativas e da sociedade civil

A assinatura marca a formalização do direcionamento das ações que serão trabalhadas no Pacto de Sorriso em cada um dos eixos P, C e I.

“Sorriso está pronta para avançar em uma agenda de desenvolvimento sustentável do município que, pautada nos eixos Produzir, Conservar e Incluir, tem como pontos a serem trabalhados a valorização e agregação de valor ao que é produzido ali, aliado a uma agenda de implementação do Código Florestal e o desenvolvimento das cadeias locais relacionadas à agricultura familiar. Temos certeza que a grandeza dos números de Sorriso serão de contribuição imensa para o atingimento das metas da estratégia estadual da PCI”, comenta Guilherme Justo, da IDH.

Após a assinatura, será iniciada a fase de aprofundamento das discussões para o avanço na definição de metas, ações, responsabilidade e custos para implementação; a intenção é ter as bases definidas e formalizadas até o final de outubro. A implementação do pacto de Sorriso está sendo feita em parceria com a Natcap.

“Vamos em conjunto estabelecer metas que promovam aspectos relevantes da produção, como a soja verificada; que incentivem a conservação, como a validação do CAR e que promovam uma maior inclusão através de ações para regularização fundiária e assistência técnica para agricultura familiar”, afirma o Diretor Executivo da Natcap, Mathias Almeida.

Pactos Regionais 

Os pactos são acordos construídos entre os setores público, privado (empresas e produtores) e outros representantes da sociedade, visando estabelecer a cooperação e empregar os esforços necessários para promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável do município, sendo apoiados pela IDH em sua estratégia e concepção.