Sema-MT apresenta dados de redução do desmatamento ao Banco Mundial

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) apresentou à missão de monitoramento do Banco Mundial as ações desenvolvidas no último ano de combate ao desmatamento ilegal, fiscalização, promoção da regularização ambiental e investimentos para melhoria dos serviços. As informações foram compartilhadas por videoconferência, realizada no dia 19 de janeiro de 2021, com a participação de Secretários da Sema-MT, do Banco Mundial representante do grupo de mudanças climáticas, Alexandre Kossoy, e do economista, Gabriel Zaourak, além do diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio.

O banco concedeu um empréstimo ao Estado, no valor de US$ 250 milhões, em 2020, pela prioridade dada à produção sustentável, tendo a estratégia PCI e o aval do Instituto PCI aceitos como garantias ambientais nas contrapartidas.

“O Estado de Mato Grosso assumiu compromissos junto ao Banco Mundial de avançar no combate ao desmatamento ilegal, regularização ambiental e na melhoria e agilidade dos serviços e na prevenção dos crimes ambientais com precisão para identificar e responsabilizar os infratores quando necessário, além de promover uma conscientização para a preservação”, explica o secretário executivo da Sema, Alex Marega.

Um dos dados apresentados foi a redução do desmatamento ilegal em 27%, entre junho e dezembro de 2020, atribuída aos avanços na fiscalização possibilitados com a implantação do sistema de detecção do desmatamento em tempo real, que utiliza imagens de satélite Planet, permitindo ações rápidas e preventivas, além de maior precisão nos autos de infração. O sistema foi adquirido com financiamento do Programa REDD Early Movers (REM).

Outro importante sistema de combate ao desmatamento reforça a tendência de redução dos números no estado de Mato Grosso. Segundo dados do DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados pela Sema-MT, entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, o estado registrou queda de 31,5% dos alertas de desmatamento.

Investimentos que geram resultados

A IDH e o Governo do Estado possuem uma parceria, formalizada em 2016, para desenvolverem ações conjuntas que fomentem a produção sustentável, promovam a conservação dos recursos naturais e apoiem a inclusão socioambiental, além de esforços para atrair capital e mercados.

Nos últimos cinco anos, a IDH investiu cerca de 9 milhões de Euros em Mato Grosso, sendo mais de 4 milhões destinados à Estratégia PCI, com apoio direto à estruturação de sua governança, incluindo os Pactos Regionais e a criação do o Instituto. Outra parte dos recursos está sendo aplicado no suporte à Sema-MT para promover a regularização ambiental e fundiária. Os recursos também estão aplicados em projetos de cofinanciamento com o setor privado.

“Temos acompanhado o desenvolvimento do estado na busca pela sustentabilidade produtiva com inclusão e acreditamos que é fundamental divulgar essas conquistas. Acessar informações através de uma fonte oficial faz muita diferença para quem não tem contato direto com a realidade do estado”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.