Seminário discute desafios do crédito rural no Brasil

O Climate Policy Initiative (CPI) promoveu no dia 24 de setembro o seminário “Desafios para o Crédito Rural no Brasil”, realizado na sede do Banco Central, em Brasília (DF). A Gerente de Investimentos da IDH no Brasil, Marcela Paranhos, participou do encontro que reuniu painelistas do setor público, financeiro, representantes de produtores e da sociedade civil.

As discussões foram realizadas através de uma série de trabalhos técnicos produzidos pela CPI sobre o crédito rural no Brasil. Foram quatro painéis, muito bem delineados e elucidativos. O primeiro tratou do processo político, horizonte e regras do crédito rural no país. O segundo debateu os canais de distribuição de crédito rural, explorando a realidade de captação e distribuição de recursos.

No terceiro, a discussão foi sobre a relação entre crédito rural e Código Florestal. Por fim, o evento encerrou abordando a gestão de risco para produtores e carteiras de crédito rural.

“É importante estarmos próximos das discussões sobre crédito rural entre setor financeiro, produtores e governo, pois elas influenciam no ambiente de financiamento ao produtor rural e nos pacotes de soluções financeiras que estamos montando para atender às demandas de cada território”, comenta a Gerente de Investimentos da IDH no Brasil, Marcela Paranhos.