SourceUp divulga Pactos Regionais e projetos de cadeias socioprodutivas em ambiente corporativo internacional

Uma nova solução que conecta territórios com mercados está nascendo: a SourceUP, uma nova plataforma de colaboração para cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Ela conecta os mercados às áreas de produção para a compra responsável em escala e ao longo das cadeias de abastecimento, permitindo também o apoio a projetos desenvolvidos nos territórios. Por meio do compartilhamento de dados relevantes e precisos, a SourceUp aumenta a transparência, ajudando as empresas a tomar decisões de compra que cumprirão os compromissos de sustentabilidade e elevando o padrão da sustentabilidade no nível da paisagem.

O modelo SourceUp orienta alianças de comunidades produtoras e autoridades públicas para criar estruturas de governança que podem ajudar a preparar seus sistemas de produção para o futuro.  Por meio do SourceUp os atores podem decidir sobre objetivos compartilhados e fazer um acordo de longo prazo, chamado de “Pacto”.

No caso de Mato Grosso, a plataforma vai potencializar a divulgação dos Pactos já existentes, no Vale do Juruena, Sorriso e em Barra do graças, ampliando a possibilidade de interconexão com os mercados compradores.

Informações sobre a nova ferramenta foram compartilhadas com os signatários dos Pactos Regionais de Mato Grosso, durante reuniões dos comitês, realizadas na primeira semana de dezembro, pelo gerente de Programa da IDH Brasil, Guilherme do Couto Justo.

Segundo ele, os benefícios são mútuos. Os Pactos podem usar a SourceUp para mostrar, publicamente, seus objetivos e realizações no estabelecimento de condições favoráveis para serem consideradas áreas de Originação Verificadas (VSA). Já as empresas que compram commodities agrícolas podem usar essas informações para cumprirem suas metas de sustentabilidade, financiando projetos, fornecendo assistência técnica ou comprando de cadeias produtivas locais. “Por meio da SourceUp, os compromissos dos Pactos ganham visibilidade mundial e as empresas podem se conectar com os Pactos e apoiar o seu desenvolvimento”, explicou Justo.

Esses compromissos e ações são documentados na plataforma e são acessíveis ao público, estabelecendo um ambiente de credibilidade e confiança. “A proposta da Plataforma é conexão e transparência. Não é uma ferramenta de monitoramento das metas dos Pactos, que continua sendo de responsabilidade dos comitês locais, mas um ambiente onde é possível ter uma leitura dos compromissos tanto dos territórios quanto das empresas no que diz respeito a sustentabilidade nas cadeias produtivas”, adicionou Justo.

A SourceUp já possui um endereço web, em fase de testes, que pode ser acessado aqui.