Tangará da Serra: organizações se reúnem para discutir desenvolvimento territorial

Inspirando-se nos modelos dos Pactos Regionais PCI do Vale do Juruena, de Sorriso e de Barra do Garças, o município de Tangará da Serra caminha para se tornar o próximo município a desenvolver uma estratégia de desenvolvimento territorial.

No final do mês de junho, um Grupo de Trabalho, composto por representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, Unemat, Sindicato Rural e Instituto Pantanal Amazônia de Conservação-IPAC, realizou sua primeira reunião para discutir o tema.

O presidente do Sindicato Rural, Romeu Ciochetta, coordenou a reunião, que teve a participação especial do Secretário Adjunto de Agricultura Familiar de Sorriso, Márcio Luiz Kuhn, e do diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio.

“O que queremos fazer aqui está bastante alinhado com a PCI. Nosso principal foco é em ações que promovam a conservação, principalmente das nossas águas (bacias hidrográficas) e de inclusão dos pequenos produtores”, explicou Ciochetta.

Tangará da Serra está distante cerca de 240 quilômetros a oeste da capital (Cuiabá) e é o quinto município mais populoso de estado, com pouco mais de 100 mil habitantes. O território está localizado, predominantemente no Cerrado, entre as serras de Tapirapuã e dos Parecis, que delimitam dois ecossistemas importantes no território brasileiro: o Pantanal e o Chapadão do Parecis, um divisor de águas entre as bacias do Amazonas e do Paraguai-Paraná. Além disso, as reservas indígenas ocupam 53% do território tangaraense.

A economia baseia-se na prestação de serviços e agronegócio, com destaque para a produção de soja e cana-de-açúcar.

O Sindicato Rural é o ponto focal para gerenciar as ações necessárias que, neste momento, estão concentradas na elaboração de análises geoespaciais com o objetivo de fazer um mapeamento atual e preciso da situação de ocupação do território. “Na sequência vamos ver o que é possível fazer e onde a PCI poderia se encaixar, poderia ajudar. A proposta é já desenvolver uma metodologia de trabalho e começar a fazer ações em cima de tudo isso”, reforçou Ciochetta.

Durante a reunião, Fernando Sampaio, apresentou detalhes da Estratégia PCI de Mato Grosso e falou sobre os Pactos Regionais PCI já implementados.

“Engajar os municípios é vital para a implementação da Estratégia PCI. Tangará da Serra é um município que, de certa forma, espelha a realidade do Estado como um todo, com terras indígenas, grandes assentamentos, uma pecuária e agricultura pujantes e agroindústrias. Ter a oportunidade de unir estes atores, atuando em consenso para superar desafios como a recuperação de áreas degradadas, nascentes, eficiência no campo e conservação é trabalhar para que todos ganhem”, destacou.