Vale do Juruena formaliza parceria para implementação da estratégia PCI

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) esteve em Juruena, no Mato Grosso, para assinar a Carta de Intenções com representantes públicos e privados locais com o objetivo de formalizar a aliança para a construção das bases da estratégia PCI – Produzir, Conservar, Incluir, visando uma produção mais sustentável no Vale do Juruena.

O documento foi assinado entre a IDH e as prefeituras de Juruena e Cotriguaçu, assim como os sindicatos e assentamentos. A implementação deste pacto está sendo feita em parceria com a Natcap.

A região do Vale do Juruena tem grande importância na agenda da agricultura familiar por meio das cadeias produtivas de leite, castanha, café e cacau; também é produtora de cerca de 35% dos bezerros do estado do Mato Grosso e possui um componente de conservação ambiental muito importante devido as extensas áreas de cobertura florestal.

A parceria irá estabelecer objetivos e metas para implementação da estratégia PCI, além de uma estrutura de governança que irá possibilitar a captação de recursos que entreguem desenvolvimento na região, ao mesmo tempo em que irá apoiar ações para a redução do desmatamento ilegal e adequação das  propriedades dos municípios ao Código Florestal.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Juruena com a presença da prefeita de Juruena, Sandra Josy Lopes de Souza, e a Presidente da Câmara de Vereadores de Cotriguaçu, Leani Friedrich Richter. Após a assinatura, será iniciada a fase de aprofundamento das discussões para o avanço na definição de metas, ações, responsabilidade e custos para implementação que deverá ser realizada no segundo trimestre de 2018.

Na ocasião também foi assinada a adesão do município de Juruena ao Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) que desenvolve ações para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, regularização ambiental e fundiária e cadeias produtivas com foco na agricultura familiar.