VSA desponta como um novo mecanismo de mercado para abordagens de território sustentável

Em um momento em que o mundo enfrenta crescentes desafios socioambientais, tornou-se evidente que nossos atuais esforços voltados à sustentabilidade em ecossistemas tropicais não são suficientes para garantir o progresso sistêmico de longo prazo que permita o fornecimento responsável de produtos agrícolas em escala, garantindo um caminho de desenvolvimento sustentável e inclusivo para uma população mundial crescente.

Os apoiadores estão cada vez mais convencidos de que as iniciativas voltadas a territórios sustentáveis e jurisdicionais são uma parte essencial da solução para esses desafios de sustentabilidade. Mais do que certificar uma única fazenda ou uma única commodity, essas iniciativas estruturais de colaboração entre o governo, a sociedade civil e setor privado podem ir muito além para melhorar as questões de sustentabilidade sistêmica.

As autoridades regionais podem desenvolver ações de sustentabilidade com base em abordagens de território sustentável para atrair investimentos e benefícios. Para as empresas, essas iniciativas criam a possibilidade de combinar o fornecimento de commodities agrícolas com a criação de impacto na sustentabilidade, de acordo com seus compromissos corporativos.

É necessário, no entanto, que haja um mecanismo de mercado conjunto e consistente que fortaleça e expanda o apoio das empresas a essas iniciativas, além da criação de uma estrutura comum para que várias jurisdições se conectem de maneira mais eficaz a vários compradores nos mercados.

O modelo de Área de Originação Verificada visa fornecer um mecanismo de mercado que permita o abastecimento responsável e o desenvolvimento sustentável em escala, conectando as jurisdições de originação diretamente aos mercados. O modelo VSA é um modelo de sustentabilidade inclusivo, composto por várias commodities, que fortalece o envolvimento do governo local e cria um espaço pré-competitivo para os compradores.

A proposta de sustentabilidade de ponta a ponta do modelo VSA utiliza uma plataforma neutra on-line para vincular compradores a alianças de múltiplos-atores (Pactos) em jurisdições de produção agrícola. As partes interessadas do Pacto acordam, localmente, ambiciosas prioridades de sustentabilidade e indicadores para proteção florestal, condições de trabalho, posse da terra e meios de subsistência. As empresas podem se vincular a um Pacto e apoiá-lo através do financiamento de projetos, fornecimento preferencial e assistência técnica.

A plataforma on-line da VSA atua como uma central interativa para produtores e compradores comprometidos e fornece dados relevantes, precisos e confiáveis sobre sustentabilidade em jurisdições inteiras.

Saiba mais sobre o VSA no vídeo disponível aqui.