Willem Klaassens, especialista em trade da IDH, visita o Brasil

A IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável vem desenvolvendo o conceito de “Áreas de Originação Verificada” nos territórios que atua ao redor do mundo e foi este tema que o Especialista Sênior em Trade da IDH, Willem Klaassens, apresentou para empresários, produtores e representantes de governo durante sua visita ao Brasil.

Klaassens visitou as principais traders do agronegócio nacional, como Amaggi, ADM, Bunge e Louis Dreyfusos; participou da reunião do Comitê da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir em Cuiabá (MT); fez uma visita de campo em Sorriso (MT), na qual se encontrou com cooperativas locais e produtores de soja; e teve a oportunidade de discutir o futuro da soja sustentável com os presidentes da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) e da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). Ele ainda visitou o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) para conhecer como está estruturado o crédito rural na região.

“Convencer as partes interessadas a tomar ações só é possível se os membros locais e internacionais das equipes da IDH que estão trabalhando para alcançar a meta das áreas de originação verificada estiverem totalmente alinhados. Encontros como esse garantem o alinhamento necessário, além de proporcionar a troca de ideias, o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções”, ressalta Klaassens.

 

Áreas de Originação Verificada – VSA

Uma VSA é um município que tenha um Pacto PCI, com uma governança clara e de longo prazo e que atenda as demandas de mercado e a critérios de sustentabilidade para as commodities produzidas nessa área. Ao verificar-se, através do sistema de monitoramento do Pacto PCI local a condição de um determinado município, as metas de sustentabilidade relacionadas a boas práticas agrícolas, proteção de florestas e a própria governança podem ser muito mais ambiciosas em termos de escala e mais abrangentes em termos de áreas e commodities.