Workshop reúne Instituições de pesquisa, setor púbico, setor privado e sociedade civil para discutir desafios no Reordenamento Territorial de Paragominas – PA.

 

No dia 22 de Março de 2019, a Prefeitura de Paragominas realizou o Workshop “Reordenamento do uso da terra em Paragominas”, com os objetivos de compartilhar métodos e resultados preliminares de análises de paisagens no município, e discutir como estes estudos e informações científicas poderão contribuir na construção de soluções para os desafios de reordenamento territorial do município.

A Prefeitura de Paragominas apresentou como pretende implementar ações e desenvolver políticas públicas, e destacou a importância de se reunir e sistematizar todas as informações científicas geradas pelas instituições presentes, e entender como estas informações vão subsidiar a implementação do plano de reordenamento. Informações tais como, o melhor aproveitamento do solo e suas aptidões, conservação da biodiversidade, e água, serão estratégicas na construção do planejamento.

Estiveram presentes no evento, a UFRA, EMBRAPA, CIRAD, IMAFLORA, IMAZON, e Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH). Segundo Guilherme Justo, Gerente de Programa da IDH, “a proposta de reordenamento territorial que Paragominas almeja com este projeto é um desafio arrojado e inovador para a Amazônia”. “Com um histórico de protagonismo na agenda ambiental, Paragominas sai mais uma vez na frente em busca de uma gestão territorial eficiente conectada a uma visão de produção e uso sustentável de seus recursos naturais”, ainda destaca o representante da IDH.

“Neste contexto a IDH poderá contribuir de forma efetiva com o município por meio da atração de investimentos para o desenvolvimento local e a conexão desta produção sustentável com os mercados”

Como resultado final do evento, as instituições presentes definiram um calendário comum de ações para avançar nas avaliações e propostas de possíveis cenários de reordenamento para o município.