Workshop sobre Integração Lavoura-pecuária inova ao apresentar conteúdo do campo em espaço online

A situação imposta pela pandemia Covid-19 também traz oportunidades de inovação. Encarando esse desafio, o Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso, a Embrapa e a IDH realizaram no dia 12 de maio o Workshop Integração Lavoura & Pecuária. O novo formato levou as experiências de campo para uma plataforma online, compartilhando os conteúdos técnicos e, ao mesmo tempo, possibilitando a interação dos especialistas com o público. O evento virtual foi transmitido pelo site Notícias Agrícolas e pelo site do CAT Sorriso, e manteve uma média de acesso de 1.500 pessoas durante as cinco horas de programação.

O conteúdo do evento foi composto por apresentações de experiências em campo, gravadas previamente e apresentações ao vivo, como por exemplo, consórcio safrinha para produção de forragem, cultivos de sorgo e milho solteiros e consorciados para produção de silagem, controle de nematoides, efeitos dos consórcios no solo e sistemas de terminação de bovinos de corte integrados com agricultura. Além disso, também foram apresentados exemplos de experiências da Integração lavoura-pecuária em fazendas da região médio norte de Mato Grosso.

“Nosso evento, por ser o primeiro nessa modalidade virtual, seguindo às recomendações de prevenção das autoridades de Saúde, posso dizer com muita convicção que foi o maior sucesso. Nossos canteiros foram muito bem preparados e apresentados pelos palestrantes”, avaliou a presidente do CAT, Dudy Paiva.

Para o chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Jesus Wruck, o evento resultou em ganho de experiência. “O grande aprendizado com a pandemia é que temos que ser criativos e buscar novas formas de transferência e difusão de tecnologias no agro, mostrando que esses eventos online tem um grande potencial. E o resultado em números foi bem acima do que nós esperávamos”, ressaltou.

Avaliação semelhante tem a diretora executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo. “O momento de interação proporcionado pelo Dia de Campo ILP virtual foi muito importante pois vários paradigmas foram superados. As pessoas nos perguntavam ‘como será possível um dia de campo virtual sobre ILP?’ E com o esforço e união de todos, conseguimos compartilhar conhecimento de campo com mais de mil espectadores, grande parte, produtores rurais”, complementou.

O Workshop Integração Lavoura & Pecuária é uma das atividades previstas no Programa Cultivando Vida Sustentável, lançado em março deste ano pela IDH e implementado pelo CAT Sorriso. A previsão é aportar mais de 1 milhão de euros, sendo 660 mil euros da IDH e mais 780 mil euros em contrapartida de produtores, em atividades que visam promover o desenvolvimento sustentável da região através de uma abordagem territorial. Por isso, o programa faz parte da estratégia de apoio ao Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) de Sorriso.

Também apoiaram a realização do Workshop de ILP, o Sindicato Rural de Sorriso, a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense do Algodão, a Fundação Agrisus e o SENAR-MT.

Acesse todo o conteúdo do evento no site do CAT Sorriso