América Latina conhece detalhes sobre modelo de Áreas de Originação Verificadas

A IDH realizou, no dia 09 de setembro, um webinar sobre o modelo de Áreas de Originação Verificadas (VSA – sigla em inglês), tendo como audiência prioritária, países da América Latina. O objetivo do evento, realizado em português, espanhol e inglês, foi trazer detalhes sobre o VSA, considerada uma abordagem de mercado ancorada em um modelo de ferramenta inovadora.

Através de uma plataforma, o VSA conecta compradores e investidores a alianças de múltiplos-atores interessados no desenvolvimento sustentável de um território. As partes interessadas acordam, localmente, metas e prioridades para conservação, condições de trabalho, melhor urso da terra e meios de subsistência. Essas coalizões são formadas por produtores, governo, setor privado e sociedade civil formando um Pacto local. As empresas e investidores podem apoiar esses Pactos, através do financiamento direto a projetos, poio aos modelos de governança locais, assistência técnica e compromissos de aquisição de commodities. Com isso, conseguem monitorar o progresso do território em relação as metas traçadas e cumprir seus compromissos de sustentabilidade.

O sistema foi desenvolvido levando em considerações os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), abrangendo questões sistêmicas, como pobreza e desmatamento, dentro e fora das cadeias de abastecimento.

O modelo de Área de Originação Verificada visa fornecer um mecanismo de mercado que permita o abastecimento responsável e o desenvolvimento sustentável em escala, conectando as jurisdições de originação diretamente aos mercados. O VSA é um modelo de sustentabilidade inclusivo, composto por várias commodities, que fortalece o envolvimento do governo local e cria um espaço pré-competitivo para os compradores.

A plataforma on-line da VSA atua como uma central interativa para produtores e compradores comprometidos, proporcionando visibilidade e transparência, sobre a sustentabilidade aplicada em jurisdições inteiras.

A IDH trabalha com programas de paisagens em cerca de 10 países, sendo Brasil e Colômbia, na América Latina, com abordagem de Pactos Produzir, Preservar e Incluir (PPI).

O vídeo do evento está disponível aqui.