Líderes de diferentes setores e especialistas em sustentabilidade estão criando um novo modelo para originação de commodities agrícolas sustentáveis em escala

Dezessete signatários, entre eles Mars Wrigley, Pepsico, The World Resources Institute (WRI), Conservação Internacional e IDH anunciaram a criação de uma nova forma de abordar a sustentabilidade em regiões tropicais produtoras de commodities agrícolas. Este modelo recebe o nome de Área de Originação Verificada (VSA, sua sigla em inglês).

“O modelo VSA viabiliza uma forma nova e eficaz para se atingir o desenvolvimento sustentável nas regiões produtoras de commodities, vinculando-as aos mercados”, explica Willem Klaassens, diretor de mercados e VSA, da IDH.

Em um momento em que o mundo enfrenta crescentes desafios socioambientais, tornou-se evidente que nossos atuais esforços para assegurar a sustentabilidade em ecossistemas tropicais não são suficientes para garantir o progresso sistêmico de longo prazo, que é necessário para viabilizar a originação responsável de produtos agrícolas em escala garantindo um caminho de desenvolvimento sustentável e inclusivo para a crescente população mundial.

Os signatários deste modelo estão cada vez mais convencidos de que as iniciativas voltadas a territórios sustentáveis e regionais são uma parte essencial para a solução desses desafios à sustentabilidade. Mais do que certificar uma única fazenda ou uma única commodity, essas iniciativas estruturais de colaboração entre governo, sociedade civil e setor privado podem ir muito além para melhorar as questões de sustentabilidade sistêmica. As autoridades regionais podem desenvolver ações de sustentabilidade com base em abordagens de território sustentável para atrair investimentos e benefícios. Para as empresas, essas iniciativas criam a possibilidade de combinar a originação de commodities agrícolas com impactos na sustentabilidade, observando seus compromissos corporativos.

É necessário, no entanto, que haja um mecanismo de mercado conjunto e consistente que fortaleça e expanda o apoio das empresas a essas iniciativas, além da criação de uma estrutura comum para que várias regiões se conectem de maneira mais eficaz a vários compradores nos mercados.

A proposta do modelo de Área de Originação Verificada é criar um mecanismo de mercado que permita a produção responsável e o desenvolvimento sustentável em escala, conectando as regiões produtoras diretamente aos mercados. O modelo VSA é um modelo de sustentabilidade inclusivo, que engloba várias commodities, fortalece o envolvimento do governo local e cria um espaço pré-competitivo para os compradores.

A proposta de sustentabilidade de ponta a ponta do modelo VSA utiliza uma plataforma on-line neutra que vincula compradores a alianças com stakeholders (“Pactos”) em regiões de produção agrícola. Os stakeholders do Pacto definem prioridades de sustentabilidade ambiciosas em suas regiões e indicadores sobre tópicos como proteção florestal, condições de trabalho, posse da terra e meios de subsistência. As empresas podem se vincular a um Pacto e apoiá-lo através do financiamento de projetos, fornecimento preferencial e assistência técnica. A plataforma on-line da VSA atua como uma central interativa para produtores e compradores participantes e fornece dados relevantes, precisos e confiáveis sobre sustentabilidade em regiões inteiras.

Saiba mais sobre o VSA aqui