Oficinas abrem reflexão sobre equidade de gênero no Pacto PCI de Barra do Garças

Signatários e apoiadores do Pacto PCI de Barra do Garças iniciaram um processo de reflexão sobre equidade de gênero com o objetivo de avaliar os desdobramentos nas metas acordadas. O tema foi abordado por uma consultoria especializada que realizou duas oficinas nas quais apresentou conceitos, dados e informações envolvendo questões de gênero e sobre a participação feminina no meio urbano e rural de Mato Grosso e de Barra do Garças.

O assunto começou a ser discutido entre a IDH e seus parceiros implementadores de Pactos e Programa de Campo durante reuniões no ano passado, sendo considerado como ponto prioritário para 2021.

Para a IDH, as mulheres são impulsionadoras do desenvolvimento e da sustentabilidade no campo e é preciso garantir que as iniciativas apoiadas permitam ampla participação, reconhecimento e segurança. E para conseguir isso, o primeiro passo é saber onde estamos.

Alcançar a igualdade de gênero é amplamente reconhecido como fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A desigualdade de gênero é um fator-chave para a pobreza, o que significa que não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também de desenvolvimento e negócios.

A IDH integra a inclusão de gênero em todas as suas operações, tanto internamente quanto no trabalho com parceiros.

“Nós entendemos que para alcançar o pleno desenvolvimento de uma iniciativa não se pode considerar o gênero como um tema isolado, mas como um assunto a ser aplicado em todas as intervenções, identificando oportunidades e barreiras”, avalia Nathália Monéa, gerente sênior do Programa IDH No Brasil.

A gerente adjunta de Agricultura Sustentável da TNC, Júlia Mangueira, ponderou que o Pacto PCI é um programa de governança territorial rural muito forte e que é preciso entender como encaixar essa agenda. “Estamos propondo uma reflexão sobre o que tem a ver gênero com uma política pública de desenvolvimento de um município e como isso pode apoiar o sucesso das metas. É um processo constante e que ainda precisa ser construído”. A TNC é parceira da IDH na implementação do Pacto PCI de Barra do Garças, que possui mais de 40 signatários. Sabia mais aqui.

Na avaliação das participantes das oficinas, o tema é relevante e precisa de mais discussão para propiciar um entendimento comum sobre o que se busca. No final, o resultado esperado é um olhar para o município sob o ângulo dessa agenda no sentido de garantir que o desenvolvimento seja acessível e aconteça de forma equitativa.

A proposta da IDH é continuar promovendo reflexões semelhantes nos outros Pactos e Programas que financia, inclusive com treinamentos e ferramentas que apoiem esse processo.

Combate à fome e o papel das mulheres

A importância do papel das mulheres no setor agrícola foi debatido durante o Primeiro Fórum de Ministras e Vice-Ministras da Agricultura das Américas, realizado no dia 26/08, promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA) paralelamente ao primeiro dia da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares. Com o tema “As Mulheres à frente da Transformação dos Sistemas Agroalimentares”, o evento contou com a participação de ministras, secretárias e vice-ministras de 12 países das Américas e constituiu um passo importante na institucionalização de um espaço que tem por finalidade propor políticas concretas que favoreçam o desenvolvimento sustentável dos sistemas agroalimentares por meio do reconhecimento à contribuição crucial que as mulheres rurais do continente fazem à erradicação da pobreza extrema e da fome.

A ministra do Brasil, Tereza Cristina, destacou que a igualdade de gênero deve ser fortalecida como uma das ferramentas para promover a inclusão social e o crescimento econômico. “Percebemos um crescimento constante da presença da mulher na produção de alimentos, fibras e energias renováveis, sem contar seu papel na economia do cuidado, internacionalmente definida como care economy. Essa realidade demonstra que o empoderamento feminino é fundamental para garantir a segurança alimentar global”, disse.

Saiba mais sobre o evento aqui

Agosto Lilás

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, com objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes previstos na Lei Maria da Penha – que está completando 15 anos.