Prefeitura formaliza adesão ao Pacto PCI de Sorriso

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, formalizou a adesão do município ao Pacto Regional PCI, implementado desde 2019, com metas visando o aumento da produção agropecuária, a conservação dos recursos naturais e a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar.

O Pacto PCI de Sorriso está em consonância com a Estratégia PCI, lançada pelo governo de Mato Grosso em 2015, e desenvolve ações em nível territorial para entregar resultados que apoiem o alcance das metas estaduais nos 3 eixos: Produção, Conservação e Inclusão.

O prefeito lembra que Sorriso está localizado no coração do Mato Grosso e responde por uma das maiores produções agrícolas do país. Nos 600 mil hectares de área produtiva do município, destacam-se commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção na safra 20/21 de mais de 5,7 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “O PCI é mais uma alternativa para a realização de um trabalho eficiente e inclusivo na área rural. A atividade agrícola só é rentável quando alicerçada nos princípios da sustentabilidade por isso a preservação da floresta é indispensável tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio”, reforçou.

O diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, ressaltou que a prefeitura de Sorriso já atuava como parceira contribuindo em diversas ações. “Essa formalização reforça ainda mais o aspecto de parceria público-privada visando o desenvolvimento de longo prazo”, complementa.

Em Sorriso, a IDH financia a implementação do Pacto, em parceria com a Natcap, e o Programa Cultivando Vida Sustentável, em parceria com o CAT. Saiba mais aqui.

Em julho foi contratada uma secretária executiva que ficará dedicada, exclusivamente à gestão do Pacto, facilitando os processos. A engenheira florestal, Emanuelle Olsen, foi apresentada na última reunião do Comitê Gestor do Pacto.

Também são signatários do PCI de Sorriso: CAT Sorriso, Nutribras, RTRS, Delicious Fish, Coopercel, Cofco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Earth Inovation Institute, Unem, Instituto PCI, Programa Municípios Sustentáveis (PMS), APÓS, FS Bionergia, PA Casulo. Saiba mais aqui