Sorriso cria ferramenta financeira inovadora de crédito para inclusão da agricultura familiar

Além de garantir o acesso a financiamentos, pequenos produtores terão capacitações e assistência por meio de consultoria especializada. Fundo de Aval é fruto do projeto Cultivando Vida Sustentável, liderado pelo CAT Sorriso com apoio da IDH, dentro da estratégia PCI do MT em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorriso

“Já trabalhamos com muito amor, agora esse crédito vai nos dar muito mais ânimo”, afirma Joveana Rosa da Silva, 48 anos, agricultora que será beneficiada pelo Projeto de Lei nº 23/21, que cria o Programa de Microcrédito Rural Familiar, aprovado na Câmara Municipal de Sorriso (MT) no dia 05 de abril.

O programa poderá beneficiar até 300 famílias que se dedicam exclusivamente à agricultura familiar em Sorriso, por meio de fornecimento de garantias para operações de microcrédito com bancos comerciais e cooperativas de crédito, que podem variar de 15 a 30 mil reais por família.

Além de garantir as operações de crédito, os pequenos produtores terão apoio técnico e gerencial, capacitação e menores taxas de juros. Este “Fundo de Aval”, como está sendo denominado, é um resultado direto do projeto “Cultivando a Vida Sustentável”, que está completando um ano. A iniciativa conta com o aporte financeiro do IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), além de recursos oriundos de contrapartidas em treinamentos e investimentos privados, liderados pelo CAT Sorriso.

“Foi um grande avanço para todos os agricultores do município. Esse é um trabalho árduo, com inúmeras oficinas de capacitação, gerenciamento e engajamento com os produtores. A realização do Fundo de Aval é algo histórico”, afirma Dudy Paiva, presidente do CAT Sorriso.

A proposta aprovada com o apoio integral do legislativo de Sorriso prevê que a Prefeitura Municipal será a fiadora do programa, alocando R$ 1 milhão a título de garantia dos financiamentos concedidos por meio de parcerias com instituições financeiras públicas, sociedades de crédito e cooperativas de crédito.

O secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcio Kuhn, explica que o Programa de Microcrédito resolve uma situação crítica na vida dos agricultores familiares que é a dificuldade de acesso aos financiamentos, por conta de uma série de barreiras, o que os impede de fazer investimentos nas propriedades. “Então, essa parceria do CAT, do governo municipal, Câmara de Vereadores e instituições financeiras vai ser muito importante para que possamos levar o recurso financeiro que falta para promover melhorias e dar dignidade ao pequeno produtor”, ressaltou.

O engajamento dos produtores é fundamental para o sucesso do programa, por isso o CAT já vem, há bastante tempo, auxiliando a agricultura familiar em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, através do acompanhamento de assistentes sociais e da realização de oficinas de capacitação.

“O CAT já trabalha acompanhando a agricultura familiar há 7 anos, e o Fundo de Aval é um marco em nosso trabalho. A concretização desse fundo é um reflexo de uma história que temos junto ao pequeno produtor aqui de Sorriso”, complementa Cristina Delicato, Coordenadora de Projetos e Eventos do CAT Sorriso.

O apoio proporcionado pelo Fundo de Aval aos agricultores familiares também colabora para que as metas de Inclusão previstas no Pacto PCI Regional de Sorriso sejam atingidas.

“A IDH está feliz em ver a estratégia de paisagem entregando resultados concretos e que trazem benefícios a todos, inclusive aos pequenos produtores. Acreditamos que o modelo da abordagem de território é importante, mas sabemos que os parceiros locais comprometidos é que fazem a diferença. Em Sorriso vemos esse compromisso materializado nas ações conduzidas pelo Programa PCI Sorriso e o projeto Cultivando Vida Sustentável, com envolvimento do CAT e da Prefeitura Municipal”, Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.