O estado de Huila, na Colômbia, consolidou um marco histórico no desenvolvimento territorial sustentável de longo prazo com o lançamento do Pacto Produzir, Preservar e Incluir (PPI) – o primeiro de três iniciativas planejadas pela IDH para o país. O evento aconteceu no dia 02 de setembro, durante a Feira Internacional do Café, Cacau e Agroturismo, na cidade de Neiva.
O CEO da IDH, Daan Wensing, celebrou o momento e parabenizou os parceiros públicos e privados pelos compromissos assumidos no Pacto, destacando que servirá de motivação para outros estados. “Sabemos que ainda há um árduo trabalho a ser feito para entregar os resultados. E nós estamos juntos nessa jornada. A IDH é parceira e estamos ansiosos para apoiar a Produção, Proteção e Inclusão no estado de Huila”, declarou.
Em maio de 2020, IDH e o governo de Huila assinaram um acordo oficializando o interesse em desenvolver o Pacto. Após vários meses de reuniões e workshops, foram consolidados os objetivos e indicadores dos três pilares que nortearão a implementação do Pacto nos próximos anos.
“Temos uma grande expectativa no PPI porque é a maneira que também concebemos o desenvolvimento rural e agropecuário: com competitividade e sustentabilidade ambiental e socialmente inclusivo”, reforçou o governador de Huila, Luiz Enrique Dussan López.
As ações previstas visam integrar políticas públicas, impulsionar a produção sustentável, considerando os principais setores da economia na região, conservar e restaurar a vegetação nativa, além de promover a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e das populações tradicionais.
O diretor da Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos (SECO) da Embaixada da Suíça na Colômbia, Julien Robert, afirmou que está muito satisfeito, pois o Pacto está em linha com o preconizado pela cooperação internacional. “Quero reafirmar o nosso interesse e compromisso em continuar apoiando e sendo parceiro da IDH e do governo de Huila para desenvolver as cadeias produtivas”.
O ministro da Agricultura, Rodolfo Zea, também prestigiou o evento e endossou seu apoio à iniciativa. “Esta inciativa tem muita relevância pois investe nos setores agrícolas e pecuários trazendo muito benefícios para todos”, afirmou.
Em Huila, a IDH também investe no projeto “El Efeito Cacau”, em parceria com a empresa Luker Chocolate, para fortalecer e ampliar a cadeia produtiva em diversos municípios. Saiba mais aqui.
Memorando de Entendimento (MoU)
Confira alguns parceiros que assinaram, simbolicamente, o MoU com as metas durante o lançamento do Pacto: IDH, SECO Colômbia, Governo de Huila, Prefeituras dos Municípios de Garzón, Algeciras e Gigante, Comitê e Federação Nacional de Cafeteiros de Huila, Rede de Associações de Produtores de Cacau de Huila, Associação de Produtores de Cacau de Huila, Associação de Produtores de Cacau de Algeciras, Cooperação Autônoma Regional de Alto Magdalena, Serviço Nacional de Aprendizagem de Huila, Conservação Internacional (CI), Câmara de Comércio de Huila, Colcocoa e Impact Partners, Olam Agro Colômbia, Equiori, Fundação Luker, Cooperativa Central e Cooperativa Estadual de Cafeicultores de Huila.
Saiba mais sobre a atuação da IDH na Colômbia aqui