IDH e parceiros colhem resultados de ações realizadas em prol do desenvolvimento sustentável de Mato Grosso

O mês de abril trouxe várias razões para a IDH celebrar suas conquistas. Há exatamente um ano, a IDH firmava parcerias estratégicas para apoiar o desenvolvimento territorial sustentável de Mato Grosso.

A primeira delas foi a assinatura, em abril de 2019, de uma Carta de Intenções para a criação do Pacto Regional PCI (Produzir, Conservara e Incluir) do Município de Barra do Garças, cujo passo seguinte foi a assinatura do Memorando de Entendimentos entre 35 instituições, publicas, privadas e da sociedade civil, em junho de 2019. Em apenas um ano, o que era vontade se transformou em uma ação sólida, com a criação de um modelo de governança territorial para implementação do Pacto Regional PCI de Barra do Garças, pelos signatários. A segunda etapa dessa estruturação veio com a publicação, em dezembro de 2019, da Lei Municipal nº 4.156 que formalizou a criação do Programa, do Conselho e do Fundo PCI. Com isso, Barra do Garças, cidade polo no Vale do Araguaia, caminha para tornar-se referência em desenvolvimento territorial sustentável contando, para isso, com apoio de parceiros estratégicos que atuam para criar estruturas que possibilitem o recebimento e a gestão de investimentos num modelo de visão de longo prazo.

Saiba mais aqui.

Iniciativa semelhante foi desenvolvida pela IDH e parceiros em Sorriso, região norte de Mato Grosso. Em abril de 2019, 25 representantes dos setores público, privado, sociedade civil e produtores assinaram o Memorando de Entendimento para a criação do Pacto Regional PCI de Sorriso, com metas acordadas voluntariamente nos eixos de Produção, Conservação e Inclusão. Antes mesmo do aniversário de um ano, em março de 2020, o Pacto recebeu seu primeiro investimento direto, através do Programa Cultivando Vida Sustentável, uma parceria da IDH com o Clube Amigos da Terra (CAT). As atividades visam valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores. O investimento previsto até o final de 2021 é de 680 mil euros em recursos da IDH com potencial de alavancar até 1,1 milhão de euros como contrapartida em treinamentos e investimentos da iniciativa privada (CAT e produtores locais).

Saiba mais aqui.

Em abril de 2019, a IDH também firmava uma parceria importante para a conservação das florestas nativas mato-grossenses, através da melhoria da cadeia produtiva do manejo florestal sustentável. Para isso, um Memorando de Entendimento foi estabelecido com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). Após um ano, foi apresentado o estudo amplo e inovador que analisou e comparou o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora-MT) com os principais protocolos e certificações internacionais de madeira. O resultado é um plano de ação para melhorar a reputação e acesso da madeira nativa mato-grossense no mercado europeu. As ações apoiam a Estratégia PCI Estadual, que tem como uma das metas alcançar 6 milhões de hectares de área com manejo florestal sustentável em Mato Grosso. Atualmente, o estado possui cerca de 3,7 milhões de hectares de florestas privadas manejadas.

Saiba mais aqui.

A IDH está investindo 9 milhões de euros no período de 2016 a 2021 em Mato Grosso, abrangendo a Estratégia PCI, o Instituto PCI, suporte ao Estado, Pactos Regionais PCI e projetos de cofinanciamento com o setor privado.

“Mato Grosso é um ambiente que oferece inúmeras oportunidades para nossa forma de trabalho, que busca causar impactos em escala, com envolvimento de diferentes atores sociais, mercados consumidores, produtores, empresas e governos. Ver esses resultados acontecendo na prática nos motiva ainda mais”, diz a diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo.